CapivariRegião

Julho: Mês das férias

O mês de julho é um mês muito esperado pela garotada que frequenta as salas de aulas, afinal, vão ter alguns dias para repor as energias.
Realmente esse é um dos principais objetivos das férias escolares, proporcionar ao aluno um momento de repouso, poder ficar em casa, viajar, descansar longe da lousa, dos livros, dos cadernos e das provas.
No entanto, apesar de ser um momento de repouso, o número de acidentes domésticos cresce muito nas férias principalmente pelo fato de muitos pais não poderem ficar com os filhos devido aos compromissos profissionais.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 67% das crianças entre 0 e 10 anos de idade se acidentam dentro de casa, e a queda está entre os principais fatores desses acidentes.
As intoxicações são dignas de atenção, pois um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o número de vítimas desse tipo de ocorrência é maior entre crianças de 1 a 4 anos. Das internações registradas no ano passado, 199 foram de pacientes desta faixa etária, sendo 58% do sexo masculino.
Segundo o cirurgião plástico e médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, Roberto Stefanelli, o número de acidentes por envenenamento e intoxicação é maior entre as crianças que acabam ingerindo medicamentos, geralmente armazenados em locais inapropriados.
“A ingestão acidental acontece porque esses medicamentos, muitas vezes, são deixados em locais de fácil acesso para crianças como armários localizados embaixo da pia do banheiro ou em mesas de cabeceira no quarto”, diz Stefanelli.
O médico do Grau também alerta para o risco do reaproveitamento de embalagens de bebidas e alimentos para a conservação de produtos químicos ou de limpeza. “As crianças são atraídas pelos rótulos de garrafas de refrigerante ou de doces, o que também pode resultar neste tipo de acidente”, completa.
As dicas abaixo foram fornecidas pelo Técnico de Segurança do Trabalho João Flausino e apresentam orientações para garantir férias tranquilas:

Incêndios
Procure não deixar materiais inflamáveis a disposição das crianças, eles amam brincar com esses produtos, álcool, solventes, removedores, gasolina, querosene e acetona devem ser guardados em locais seguros, e para aumentar a segurança até dos adultos, identifique esses produtos. No caso do álcool, prefira os em gel, são muito mais seguros.
Certifique também do bom estado de conservação das mangueiras de gás do fogão, não faça “gambiarras” nas instalações elétricas, não utilize “T” (benjamim), as tomadas poderão sofrer sobrecargas e com o aquecimento, dar inicio a princípios de incêndios.
Não deixe celulares e notebook carregando sobre mesas com toalhas outros materiais de fácil combustão, esses equipamentos aquecem durante as cargas das baterias.
Guarde os fósforos ou outros tipos de acendedores existentes na casa.

Queimaduras
Não deixe seu filho próximo do fogão enquanto prepara as refeições, principalmente frituras. Ao cozinhar algum alimento, ou mesmo aquecer leite e água, não deixe os cabos das panelas e canecões virados para fora do fogão, as crianças menores poderão pegar nesses cabos e sofrer gravíssimos acidentes.
Mesmo com a chegada do inverno, não podemos dispensar os cuidados com a proteção da pele, não deixe seu filho exposto ao sol sem proteção, utilize sempre protetor solar, a falta dessa proteção pode resultar em queimaduras da pele.

Trânsito
Fale com o seu filho sobre os riscos do transito, fale sobre as boas praticas, tais como: Andar sempre na calçada, atravessar as ruas apenas nas faixas de pedestre, nunca sair correndo para pegar bolas ou pipas na rua, olhar sempre para os lados antes de atravessar.
Escolha um local seguro para atividades com bola e bicicletas, revise os freios da bicicleta.

Choque elétrico
Não deixe fios desencapados, caso tenha criança que estão começando a andar, cubra as tomadas, as crianças amam enfiar pregos, grampos, alfinetes e outros materiais nas tomadas.
Oriente os filhos maiores sobre os riscos das linhas de pipas, principalmente com os “ceróis”, esses produtos podem ser condutivos e em contato com as redes seu filho poderá sofrer descargas elétricas. Oriente-os para nunca subirem em postes e árvores para retirarem pipas enroscadas, além do risco de choque, poderão sofrer quedas.
Certifique de que o chuveiro está devidamente aterrado, risco de descargas elétricas.

Orientações
Ao sair de casa, não deixe chaves do carro e moto a vista, as crianças vivem sonhando em dirigir. Guarde os medicamentos em locais seguros. Sempre que possível, ligue para a casa em horários alternados e fale com os filhos. Não deixe que a falta de cuidados estrague as férias do seu filho.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?