Rafard

Lei do Plantio de Árvores e Mês do Agosto Lilás são aprovados

Vereadores de Rafard se reuniram para a última sessão ordinária antes do recesso

Na última sessão ordinária da Câmara de Rafard, antes do recesso do mês de julho, foram aprovadas, por unanimidade, todas as demandas da pauta da Ordem do Dia.

O Legislativo aprovou duas Moções. Uma é a Moção de Apelo 005/2021 aos Correios, para que se concretize o serviço de entrega de correspondências nos bairros Ametista, São Carlos, São Francisco e Lurdes Abel.

A outra foi a Moção de Congratulação 004/2021, dedicada aos funcionários da equipe de enfermagem da Unidade de Saúde, pelos relevantes serviços prestados, principalmente no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

sessão-rafard-câmara
Sessões ordinárias entraram em recesso na última terça-feira (Foto:Divulgação)

Dois Projetos de Lei também foram aprovados. Um deles, foi o PL 020/2021, de autoria dos vereadores Alexandre Ferraz Fontolan, Luís Fernando Zape e Marcelo da Silva, que instituí no Calendário Anual do Município de Rafard, a Campanha Mês do Agosto Lilás, com iniciativas de prevenção à violência contra as mulheres.

A outra aprovação foi do PL 019/2021, de autoria do Executivo, que após a discussão e apresentação de emendas modificativas, institui o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Em segunda votação, foram aprovados outros dois projetos da Prefeitura de Rafard, o Projeto de Lei Complementar 002/2021, que dispõe sobre a alteração da alíquota patronal devido ao IPREM (Instituto de Previdência Municipal de Rafard), e o PL 015/2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2022.

As sessões ordinárias do Legislativo entraram em recesso e retornam na primeira semana de agosto. No entanto, a estrutura administrativa continua atendendo normalmente.

Tribuna Livre

Confira os assuntos discutidos na tribuna livre, onde os vereadores tem liberdade para fazer suas cobranças, críticas ou elogios ao governo municipal.

alaércio-scarso-vereador-rafard-2021-2024
Alaércio Scarso é o vereador mais experiente do Legislativo, com mais de 16 anos de vida política (Foto: Túlio Darros)

Alaércio Scarso

A tribuna livre da noite começou com o vereador Alaércio Scarso, que falou de apenas um assunto central, as falhas no abastecimento de água no município.

Segundo ele, são frequentes as reclamações da falta de água no distrito Industrial, e também em todos os bairros da cidade em geral.

Scarso reforçou sobre a necessidade da perfuração de poços para ampliar a capacidade de abastecimento de água em Rafard. “Um problema que se estende há anos, e precisa de solução”, disse o vereador.

vereador-marcelo-silva-rafard
Marcelo Silva, vereador de Rafard em seu primeiro mandato (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Marcelo da Silva

O vereador Marcelo da Silva comentou sobre sua visita ao deputado Marco Damásio, ao qual entregou ofícios com pedidos de recursos para a Saúde e para obras de infraestrutura.

As emendas, segundo o vereador, ainda serão confirmadas.

Seu segundo tema em tribuna foi sobre uma indicação que propõe a criação de associações de moradores em bairros como Itapeva e Sete Fogões, a partir de modelos que ele chegou a conhecer em cidades vizinhas.

vereador-rodolfo-minçon
Rodolfo Antônio Minçon é funcionário público e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rodolfo Minçon

O vereador Rodolfo Minçon enalteceu o anúncio do pagamento do dissídio atrasado dos funcionários públicos municipais da Prefeitura de Rafard. Ele reforçou a importância desta medida adotada pelo prefeito Fábio dos Santos. O recurso na casa dos R$ 5 milhões foi arrecadado através de ITBI e está reservado para o pagamento do dissídio.

pedro-reinaldo-rosa-pedrinho-vereador-de-rafard
Pedro Reinaldo Rosa, mais conhecido como Pedrinho, vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Pedro Rosa

A falta do serviço básico de abastecimento de água do bairro Itapeva também foi o assunto do vereador Pedrinho. Segundo ele, a situação dos moradores de Itapeva continua sem solução. O abastecimento de água ainda é com caminhão pipa. Pedrinho pediu providencias urgentes ao Governo Municipal.

Sobre a Saúde, o vereador pediu que seja ampliada a divulgação das etapas de vacinação contra a Covid-19, através de recursos, como as redes sociais.

Luís Fernando Zape é advogado, pastor e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Luís Fernando Zape é advogado, pastor e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Luís Fernando Zape

As reais condições do Distrito Industrial de Rafard foi o assunto do vereador Luís Fernando Zape. Novamente, Zape levantou a discussão sobre a falta de áreas de terra no Distrito industrial de Rafard. Ele questionou a capacidade de desenvolvimento econômico do município, uma vez, que no Distrito há apenas dois lotes de 900 m² cada, disponíveis para a instalação de novas empresas.

Outras situações, já antigas do Distrito Industrial, também foram citadas por Zape, como os problemas no abastecimento de água, a falta de serviços com mais qualidade como telefonia e internet, problemas com energia elétrica, entre outros.

pastor-rogério-vereador-rafard
Rogério Dias Rodrigues, mais conhecido como Pastor Rogério, vereador de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rogério Rodrigues

O vereador Rogério agradeceu o Executivo por realizar a limpeza e a instalação de placas na Rua Colonização, no bairro da Bomba. Ele falou sobre duas outras indicações de sua autoria, que prevê a instalação de bebedouros próximos aos campos do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, e também a instalação de bancos de cimento próximos aos campos de society e futebol existentes no município.

alexandre-fontolan-eleito-presidente-da-câmara-de-rafard
Alexandre Fontolan, presidente da Câmara de Rafard (Foto: Túlio Darros)

Alexandre Fontolan

O vereador Alexandre Ferraz Fontolan fez um breve relato de sua visita ao deputado estadual Rogério Nogueira, ao qual fez a indicação para que o município de Rafard seja integrado à Programas Sociais do Governo do Estado, como o Vale Gás, Cidade Inteligente, Programa Frente de Trabalho e de Alimentação Solidária.

Ele ressaltou a importância do Projeto de Lei que foi votado na sessão, que trata sobre o Agosto Lilás, com foco na prevenção e combate da violência doméstica contra as mulheres.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?