NotíciasRafard

Livro Mesa Paulista Tradicional apresenta os sabores de SP

11/11/2016

Livro Mesa Paulista Tradicional apresenta os sabores de SP

Publicação é uma importante obra da identidade caipira e caiçara da culinária do estado; lançamento acontece na segunda-feira, 14

aiue

RAFARD | Em meio a tantos Chefs e reality shows de cozinheiros, São Paulo acaba de ganhar uma publicação literária abordando a identidade dos saberes e fazeres tradicionais da culinária paulista. O livro “Mesa Paulista Tradicional, Comer & Beber Juntos”, de autoria do pesquisador Toninho Macedo, traz a história da tradição, com seus ranchos tropeiros, fogões a lenha e receitas de diferentes regiões de São Paulo.
Esta obra é fruto de mais de 30 anos de pesquisas de Macedo (idealizador do Programa Revelando São Paulo) pelo interior e litoral de São Paulo, durante as festas, momentos rituais e principalmente vivenciando o cotidiano dos agentes da permanência e continuidade destas tradições: os Caipiras, Caiçaras e Piracuara.
É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações que representam a identidade de uma região, ou de um povo. O livro contempla boa parte do universo cultural de São Paulo, apresentando pessoas, histórias e tradição contidas nos elementos que se relacionam aos hábitos alimentares. Culinária plural, viva e presente em todos os cantos do estado.
A Mesa Paulista Tradicional mantém os traços característicos resultantes da interação alimentar entre índios, negros e portugueses. O livro encaminha o leitor a conhecer os alimentos, bem como a forma de prepara-los.
Com uma grande quantidade de imagens que lustram aspectos até então pouco conhecidos da culinária paulista o livro conta com 480 páginas e mais de 700 imagens que convidam o leitor a viajar pelas raízes da Mesa Paulista.
O lançamento do livro acontece na segunda-feira, 14, às 10h, na Fazenda São Bernardo, em Rafard. A publicação é uma realização da Abaçaí Cultura e Arte, Ministério da Cultura, com patrocínio da avícola Aviagen e apoio da Broto Legal e Supermercados Caetano.

Aiuê da Primavera
De 11 a 15 de Novembro, a Abaçaí também realiza na Fazenda São Bernardo, o Aiuê da Primavera. “Aiuê” são encontros onde se compartilham cultura, mesa e a satisfação de estar junto, com exposição e venda de artesanatos, culinária e comunidades étnicas (ciganos, indígenas e andinos), onde se compartilham músicas, danças e outros elementos culturais.
O evento é gratuito e aberto a toda população. Como é uma modalidade de compartilhamento, pensando sempre no coletivo, os organizadores solicitam que os participantes colaborem com alimentos (arroz, feijão, macarrão), carnes, gêneros (legumes e verduras) e frutas.
“Na Fazenda, convivemos em cooperação, como em uma comunidade, onde todos nos ajudamos, no preparo da comida, lavando a louça, limpando a casa, plantando, mas também passeando, caminhando, visitando a Capela, descansando na rede”, explicam os representantes da Abaçaí.
Os interessados em usufruir da hospedagem devem levar lençol, cobertor e itens pessoais de higiene. Quem tiver, pode levar sua barraca, cabana ou trailer. Para melhor controle, os organizadores solicitam a confirmação de presença pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones: (11) 3312-2907 e (11) 9-5290-0756 (WhatsApp).

Programação
Sexta-feira, 11: 8h – Meditação (opcional); 8h30 – Café da manhã; 11h – Assinatura da Escritura da Fazenda (doação); 12h – Almoço; 14h – Mutirão de plantios e reparos/Lazer (passeios, jabuticabeiras, cachoeira); 18h – Conexão com o Sagrado; 19h – Jantar; 20h – Sessão Cinema (com reflexão).
Sábado, 12: 8h – Meditação; 8h30 – Café da manhã; 9h – Formação (Rodas de conversação sobre temas determinados); 12h – Almoço; 14h – Divino de Tietê; 16h – Batuque de Umbigada, Capivari; 18h – Conexão com o Sagrado; 19h – Jantar; 20h – Sessão Cinema.
Domingo, 13: 8h – Meditação; 8h30 – Café da manhã; 9h – Formação; 12h – Almoço com Violeiros; 14h – Apresentações musicais; 16h – Mutirão de plantios e reparos/Lazer; 18h – Conexão com o Sagrado; 19h – Jantar; 20h – Sessão Cinema.
Segunda-feira, 14: 8h – Meditação; 8h30 – Café da manhã; 9h – Formação; 11h – Sessão de autógrafos do livro A Mesa Paulista Tradicional – Comer e Beber Juntos, por Toninho Macedo; 12h – Almoço; 14h – Mutirão de plantios e reparos/Lazer; 18h – Conexão com o Sagrado; 19h – Jantar; 20h – Sessão Cinema; 22h – Super Lua Cheia.
Terça-feira, 15: 8h – Meditação; 8h30 – Café da manhã; 9h – Formação; 9h30 – Futebol nos campos gramados; 12h – Almoço com Violeiros; 15h – BAMADOS – Banda Municipal de Capivari – Maestro Caio; 18h – Conexão com o Sagrado; 19h – Jantar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?