DestaquesNotíciasRafard

Moradores devem ficar alertas para possível infestação de carrapatos às margens do rio Capivari

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Na última segunda-feira (2), a Prefeitura de Rafard implantou placas próximo às margens do rio Capivari, alertando sobre uma possível infestação de carrapatos.

Segundo a diretoria de Meio Ambiente do município, o objetivo é alertar sobre os riscos que o carrapato pode trazer, não só para humanos, como também para animais de estimação.

A temporada entre o mês de julho e o início de novembro é propícia à disseminação do carrapato estrela em sua fase conhecida como ‘vermelhinho’, que é quando ele passou a fase do ‘micuim’ e está presente na vegetação. Ele também parasita animais como capivaras, bois, cavalos e até mesmo gatos e cães domésticos, dos quais se alimenta do sangue.

Se um desses animais estiver com o vírus da febre maculosa, o carrapato estrela se infecta e pode contaminar o ser humano.

Para evitar casos na cidade, a Vigilância Epidemiológica, indica que a população evite frequentar áreas infestadas por carrapatos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa grave, que provoca febre e pode até matar, se não houver um diagnóstico precoce. “Por isso, é importante que a pessoa diga ao médico, caso esteja com sintomas de febre alta e mal-estar, em quais locais esteve ou se teve contato com animais”, alerta o governo municipal.

Cuidados básicos

Na lista dos locais onde o carrapato estrela é mais comum entram margens de rios, matas ou pastos. Quem circulou por um deles deve tomar alguns cuidados (confira abaixo). O principal é verificar se não há algum carrapato no corpo. Os sintomas iniciais da doença, conforme a secretária de Saúde, se manifestam entre o segundo e o 14º dia após a picada do carrapato infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii.

“Rafard não tem nenhum caso confirmado de febre maculosa, felizmente, então, trabalhamos com a prevenção justamente para que continue assim”, diz o diretor de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, que lembra: não existe vacina contra a doença.

Portanto, evite ser contaminado. Confira algumas informações importantes sobre a doença e algumas recomendações:

Sintomas da febre maculosa – febre, dor de cabeça, dores no corpo, dor abdominal (barriga), mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo, principalmente na planta das mães e dos pés, além de diarreia e vômito;

Não esqueça de relatar ao médico, caso tenha feito uma dessas atividades, seja por lazer ou mesmo a trabalho: pesca, passeio a cavalo, caminhada em área de mata, visita a cachoeiras, etc. Se houve contato ou permanência com área de mata, principalmente em beira de rio, isso deve ser comunicado.

Como se prevenir

– use roupas de cor clara, calçados fechados, de preferência botas de cano alto, e sempre colocando a parte inferior da calça por dentro das botas. Para lacrar, use fita adesiva ou dupla-face, fazendo da bota um prolongamento das pernas da calça;
– evite permanecer sentado, deitado ou parado em gramados durante as atividades de lazer ou esportivas, seja numa caminhada, pescaria, piquenique ou outra qualquer;
– use esse mesmo tipo de proteção (descrito acima), caso vá cortar grama, capinar um terreno ou limpar área com matagal;
– para evitar a presença do carrapato no quintal ou próximo de sua casa (num terreno ao lado, por exemplo), o recomendado é manter a vegetação sempre cortada rente ao solo. Isso facilita a penetração dos raios solares e espanta o carrapato.

Recomendações

– evite frequentar áreas infestadas por carrapatos;
– examine seu corpo cuidadosamente e a cada duas horas, pelo menos, pois o carrapato precisa de algum tempo agarrado à pele humana para transmitir a bactéria Rickettsia rickettsii;
– faça esse mesmo exame no corpo das crianças, caso elas tenham ido brincar em algum local ou área cercada por mato;
– atividades que envolvam contato direto com cavalos, sejam de lazer (equitação, cavalgada e equoterapia, por exemplo), ou mesmo no trabalho, exigem que quem as pratica faça esse exame cuidadoso todos os dias;
– importantíssimo: é preciso ter cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado na pele. Se possível, fazer isso utilizando luvas e pinças. Evite esmagar o carrapato, pois isso pode facilitar a contaminação com a bactéria da febre maculosa.

Rio Capivari

Rafard é margeada pelo Rio Capivari e é comum haver bandos de capivaras em suas margens, por ser esse o seu habitat natural. São animais considerados hospedeiros naturais do carrapato estrela, portanto, quem frequenta áreas onde elas vivem (principalmente beira de rio), corre sérios riscos de contrair febre maculosa, daí o alerta feito pela Diretoria de Saúde de Rafard.

Campanha

Guilherme Pagotto ministrou uma palestra sobre o tema, na sexta-feira (30), para alunos do Projeto Guri. O encontro aconteceu no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard.

“Buscamos a conscientização (diante dos riscos que o carrapato oferece). Basicamente, a doença é transmitida pela picada do carrapato, bastante comum em áreas de mata, por isso é fundamental se precaver”, alerta.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?