Rafard

Mutirão resgata objetos históricos da ‘Capelinha de Itapeva’

Abandonada, fechada e em constante deterioração há mais de 10 anos, a histórica Capela de São João Batista, na Fazenda Itapeva, em Rafard, teve seus objetos – imagens, bancos, vasos etc. – retirados na última segunda-feira, 18.
Uma comissão da comunidade católica, comandada pelo ex-prefeito Heitor Turolla e pelo radialista Francisco Antonio Marques (Chico Rebete – Rádio RFM) resgatou imagens, bancos e móveis que estavam nas dependências da capela, que está em ruínas.
Cerca de 10 colaboradores participaram da ação, que foi autorizada e supervisionada, pelo funcionário Rogério, da empresa Radar – proprietária das terras.
Segundo análise dos mais antigos, apesar das intempéries do tempo, os objetos se encontram intactos devido à qualidade das madeiras, vidros e santos. Eles foram guardados temporariamente em um espaço particular, a fim de encontrar voluntários que possam colaborar no restauro das imagens, nomeações, entre outros.
Como forma de preservar o patrimônio histórico que tanto representa para as cidades de Rafard e Capivari, foi lavrada uma ata constando todos os objetos retirados.
A Capela “São João Batista”, assim como a Fazenda Itapeva, deram início a história da população rafardense e capivariana, conforme relato do historiador, Vinicio Stein de Campos, no livro Fundações Municipais Paulistas nos séculos XVIII e XIX. “Itapeva era o único local do município de Rafard, em que, havia ponte localizada no Rio Capivari e os colonizadores e bandeirantes vinham em terras desconhecidas em busca de ouro, “catas”.
“Ao invés de ponto histórico e turístico, a Capela tornou-se ponto de usuário de drogas e acredite se quiser, usada como banheiro”, relatou o radialista Chico Rebete.
De acordo com o representante da empresa Radar, será realizada uma avaliação para reforma e preservação da capela.
A situação do local foi alvo de denúncia ao Ministério Público, que instaurou inquérito civil, solicitando providências e adoção de medidas para a preservação da “Capelinha” da Fazenda Itapeva. Diante da explanação relatada em documentos de que o local constitui o marco do povoamento dos atuais municípios de Rafard e Capivari, o promotor de justiça, José Joel Domingos, explicou que a capela tem relevante valor histórico para a comarca.
Confira a relação dos objetos retirados da Capela.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?