Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Parque Estadual Carlos Botelho

O parque foi criado pelo governo do Estado de São Paulo em 1982, sendo abrigo de diversas plantas e animais, com algumas espécies ameaçadas de extinção.

Estando localizado na região sudoeste do Estado, o parque se estende pelos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras, ocupando as porções territoriais mais altas da Serra de Paranapiacaba.

Entrada do Parque Estadual Carlos Botelho (SP)

O Parque Estadual Carlos Botelho é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região, constituindo-se num dos mais importantes e significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.
Dos aproximadamente três mil Mono-carvoeiros existentes no Brasil, mais da metade encontra-se nesse parque.

Sempre um bom atendimento

Desde 2010, a missão do Parque Estadual Carlos Botelho é desenvolver atividades de sensibilização ambiental, utilizando o Ecoturismo como uma importante ferramenta de Educação Ambiental.

Nos dias atuais, a tudo precisamos confirmar, porém o esquema prevê recepção por monitores locais que fazem uma apresentação.

Parque Estadual Carlos Botelho (SP).

Há um museu a ser conhecido, com diversos animais silvestres preservados de forma especial para manter a aparência que tinham quando em vida.

Conservam os ambientes naturais através da vivência, experimentação, a interação com a natureza, e com os costumes e tradições das comunidades que vivem nesses locais.
Visite esse interessante parque.

As trilhas do parque

Várias trilhas estão à disposição, como a Trilha das Bromélias localizada ao lado da sede do parque, totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais, com área de descanso.
A Trilha da Canela é outra, com vegetação secundária com onze espécies de canelas no seu percurso.

Vivendo a natureza

Já a Trilha Represa/Fornos é tranquila e sem muitos declives, com ruínas dos fornos de carvão, que datam da época em que a madeira da floresta era retirada para tal fim.
O Parque Carlos Botelho recebeu da UNESCO em 1998 o título de “Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade”.

Sertãozinho dando exemplo

A Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho proporcionou a capacitação dos funcionários dos equipamentos turísticos, preparando-os para atender o público em questões de acessibilidade, bem como ao combate à prática de violência contra a mulher e contra o racismo entre outros preconceitos.

Praça em Sertãozinho (SP). Foto Alf Riveiro.

Um ciclo de palestras específicas aconteceu com total interesse dos participantes, prestigiados pelo prefeito Dr. Wilsinho, seu competente Diretor de Turismo Marcelo Pelegrini e a presidente do Conselho Municipal de Turismo Elziane Sandrim e outras autoridades.

Sertãozinho SP)

A cidade de Sertãozinho, a 21 km de Ribeirão Preto, é uma das classificadas oficialmente como ‘Município de Interesse Turístico’.

É a 3ª maior cidade da região nordeste do Estado de São Paulo.

Marcelo Pelegrini fala sobre o evento de Sertãozinho (SP)

Considerada a capital mundial do setor sucroalcooleiro e, também recebeu o título de “Capital Brasileira do Etanol”, em substituição ao antigo título de “Califórnia Brasileira”.

Sertãozinho é conhecida tambem como a “Capital Brasileira do Hóquei sobre Patins”, esporte popularizado localmente graças ao principal clube de hóquei da cidade: o Sertãozinho Hóquei Clube.
texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –abril 2022

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?