ArtigosRubinho de Souza

O berço de nossa comarca

Em 1795, o padre João Ferreira de Oliveira Bueno, entra na posse de terras próximas ao córrego denominado Itapeva, que ficava distante do centro do povoado, onde funda a Fazenda Cantareira, mais tarde denominada São João Batista de Capivari (atual Fazenda Itapeva).

O local do córrego Itapeva, que na língua tupi-guarani, significa “pedra chata”, passou assim a ser conhecido por Fazenda Itapeva, onde foram construídos açude, a casa de engenho, as senzalas, os estábulos que eram pavimentados e até embarcadouro.

Ao lado da casa grande foi edificada a Capelinha de Itapeva, cuja construção está preservada até os dias atuais.
A histórica capela de São João Batista de Itapeva, construída pelo o padre João Ferreira de Oliveira Bueno, situada no centro da fazenda, foi até o ano de 1820, a única capela existente no município de São João de Capivari.

O berço de nossa comarca
O berço de nossa comarca

Em 1975 a pequena Fazenda, ainda pertencente à Capivari, começou a ser povoada por trabalhadores e familiares que vinham trabalhar na Usina Rafard.

Usados no momento de lazer e religiosidade, a capela, o salão de bailes, o rancho para festas, a sede social e o campo de futebol, deixaram marcas em que viveu naquela época ou cresceu ouvindo as histórias que foram contadas de geração em geração.

A Fazenda Itapeva em seus anos dourados, tinha um belo campo de futebol, onde nos finais de semana, aconteciam os torneios que animavam os moradores e visitantes que eram atraídos pelo clima de competição, dando vida ao local.

Tinha também um Grupo Escolar, ambulatório médico, assistência social, farmácia e até gabinete odontológico e pronto-socorro.logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?