EditorialOpinião

Editorial: O Semanário – 24 anos de compromisso com o leitor

15/05/2015

Editorial: O Semanário – 24 anos de compromisso com o leitor

1991: assim nasceu o jornal O Semanário de Rafard, em Linotipo; João Eduardo Proença e ao fundo, José Carlos Darros. Boas lembranças! (Foto: José Carlos Darros/Arquivo Pessoal)
1991: assim nasceu o jornal O Semanário de Rafard, em Linotipo; João Eduardo Proença e ao fundo,
José Carlos Darros. Boas lembranças! (Foto: José Carlos Darros/Arquivo Pessoal)

É correto afirmar que a comunicação é uma das maiores necessidades do ser humano. No entanto, fazemos parte de um mundo onde a informação está em todos os locais e a qualquer hora, porém, em diferentes formas de ser recebida, como: pela tv, revista, jornal, rádio e internet.

O jornal O Semanário tem sido um desses meios de comunicação que acompanhamos todas as sextas-feiras. É neste impresso que lemos as notícias e fatos digerindo-as e tomando conhecimento do que vêm acontecendo no cotidiano da sociedade. Política, esporte, segurança, social, entre outras.

Por 17 anos inicialmente, tive o privilégio de estar a frente da sua direção jornalística. A ideia, o estilo, ou melhor, a filosofia de trabalho implantada, foi de reportar todos os fatos pautados na isenção da opinião do periódico, excluído apenas o editorial – este sim um conteúdo exclusivo para emitir a opinião individual de quem dirige o periódico. Nas notícias e informações mais contundentes, ambos os lados sempre foram expostos, deixando que a principal peça desta filosofia, o leitor, sempre decidisse seu ponto de vista. Assim nasceu e continua sendo este meio de comunicação rafardense. Por isso, O Semanário adquiriu desde sua fundação e mantém até os dias de hoje uma linha de conduta enraizada e consolidada na credibilidade e ética profissional.

Hoje, ao completar 24 anos de existência no dia 15 de maio, e ao ser exemplarmente dirigido por Túlio Ricardo Darros dos Santos, desde 2007, por ser também administrado pelo nosso querido José Maria de Campos, suas raízes só incorporaram cada vez mais e, apesar das inovações tecnológicas serem implantadas, as áreas de atuação ser ampliadas e sua diagramação ser repaginada, a filosofia continua a mesma. Pode não ser ideal neste mundo contemporâneo para alguns, mas tem sido correta em suas ações e respeitada pelos que o leem todas as semanas.

Para que o jornal O Semanário atingisse isso tudo, uma equipe de pessoas do bem que fortalecem e continuam investindo com seu trabalho e contribuição. Nomes que estão sempre na memória e gravados em meu coração como: Pedro Silveira Rocha, Bernadete Colombo Valadez e Segisfredo Moretti (in memorian) – coluna Cantinho da Poesia; Carlos Albertini Jr. – coluna Lendo e Aprendendo; José Roberto Palhardi – coluna Terceiro Tempo Esportivo; Débora Rêgo – coluna Decoração; Tenente Denizart Fonseca – articulista Civil e Social; José Maria de Campos (in memorian) – coluna Rafardeando; entre outros que com menor participação também tenho enorme admiração. Aos que reportaram as matérias indo a campo em busca de notícias: Anderson, Daniela, Claubijeine, Ivanete, Andréa, Kelly, Samuel. Aos anônimos entregadores que fazem o jornal chegar até os leitores. As bancas, os estabelecimentos comerciais, os assinantes e os anunciantes.

Parabéns a todos e também aos novos nomes que atualmente trabalham na empresa.

Neste pedaço de 24 anos de vida, o jornal O Semanário tem contribuído muito para soluções importantes de Rafard e região. É notório e sabido por muitos que este meio de comunicação pequeno, mas grande em seu objetivo colhe resultados positivos dia a dia, mesmo não tendo o mérito da obra. O que importa é saber que mudanças e soluções foram feitas, atitudes foram tomadas, o erro foi corrigido, o alerta foi dado e os leitores estão mais atentos aos fatos que envolvem cada um.

Ao diretor do jornal O Semanário, Túlio Darros, deixo minha satisfação e minha enorme alegria de presenciar o crescimento e permanência do trabalho sério que vem desenvolvendo diante deste meio de comunicação que nos envolve todas as semanas.

José Carlos Darros, jornalista, empresário, fundador do jornal O Semanário e diretor responsável até 2007.

Nota da Redação:

O mérito da obra é de todos que por aqui passaram e deixaram sua contribuição. Mérito maior é de quem um dia, sem formação jornalísitca na época, enxergou a necessidade de perpetuar a história do seu município nas páginas de um veículo impresso e contribuir com a sociedade, levando informação e cobrando dias melhores para o seu povo.

Parabéns a todos!

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?