CapivariNotíciasRafard

‘Outubro Rosa’ vai até dia 30 em Capivari

23/10/2015

‘Outubro Rosa’ vai até dia 30 em Capivari

 Além dos exames que estão sendo oferecidos neste mês, mil mamografias serão realizadas em dezembro, por meio do programa ‘Mulheres de Peito’
Mil mamografias serão realizadas pelo programa ‘Mulheres em Peito’ em dezembro (Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo)
Carreta já passou por várias cidades do interior (Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo)

CAPIVARI – A 11ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero, que integra a terceira edição do “Outubro Rosa” em Capivari, teve início no último dia 5 e vai até 31 de outubro. As mulheres que quiserem fazer os exames gratuitos de mamografia e papanicolau podem comparecer a uma unidade de saúde ou no Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança (Ceamc) de segunda a sexta-feira.

As ações também estão ocorrendo aos sábados, nas seguintes datas: Ceamc (24 e 31), Padovani (24) e Engenho Velho (24). De acordo com a Secretaria da Saúde, para garantir a eficácia do papanicolau, a mulher precisar evitar ter relações sexuais um dia antes do exame e não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais três dias antes da coleta. Também não pode estar no período menstrual.

A Secretaria da Saúde explica que o histórico familiar constitui um dos principais fatores de risco para o câncer de mama, especialmente se a doença se manifestou na mãe ou em uma irmã da paciente, se foi bilateral (nas duas mamas) ou se foi desenvolvida antes da menopausa. Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, o tabagismo e a menarca (menstruação) precoce.

No entanto, as chances de cura aumentam com a detecção precoce, que pode ser feita por meio do autoexame, do exame clínico e da mamografia. Mais informações na Secretaria da Saúde (Rua Padre Haroldo, 553, Centro) ou pelo telefone 3492-8200. Dúvidas também podem ser tiradas na Área da Mulher do Ceamc, que fica na Rua Chiquinho Quadros, 1.000, Nova Capi. O telefone da unidade é 3491-7590.

‘Mulheres de Peito’

Como parte da campanha “Outubro de Rosa”, Capivari também vai receber a carreta do programa estadual “Mulheres de Peito”. O veículo já passou por várias cidades do interior de São Paulo desde 2014 e vai estar na Arena Capivari entre os dias 2 e 30 de dezembro, oferecendo 50 mamografias gratuitas por dia (35 para Capivari e 15 para Rafard, Mombuca e Elias Fausto). Ao todo, a ação visa realizar mil exames.

Segundo a Câmara, a visita da carreta a Capivari foi solicitada pelo vereador Flávio Carvalho (PSDB) ao deputado federal Carlos Sampaio, do mesmo partido. “Essa conquista me deixa muito feliz. Teremos mil mamografias, que suprirão mais do que a demanda reprimida de Capivari, hoje de 500 mamografias”, afirma. “E, assim, também poderemos ofertar alguns exames para as cidades da região.”

O “Mulheres de Peito” tem o objetivo de incentivar mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de detecção precoce do câncer de mama. Não há necessidade de levar um pedido médico. Pacientes mais novas e com 70 anos ou mais também podem participar do programa, desde que tenham em mãos o pedido, que pode ter sido emitido tanto por um médico da rede pública quanto particular.

Além de mamógrafo, as carretas possuem aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e banheiros. As imagens captadas pelo mamógrafo são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista, em até 48 horas.

Em Rafard, mulheres foram presenteadas com um dia de beleza na sede do Rotary Club (Foto: Tonny Machado/Rotary Club de Rafard)
Em Rafard, as mulheres que já participaram da campanha foram presenteadas com um dia de beleza na sede do Rotary Club (Foto: Tonny Machado/Rotary Club de Rafard)

Rafard

A segunda edição da campanha “Outubro Rosa” em Rafard começou no dia 1º e também segue até dia 30, com oferta de exames de papanicolau e pedidos de mamografias na Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação está sendo realizada pela Diretoria de Saúde às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 18h (com as enfermeiras Paula e Fátima), e às sextas-feiras, às 8h (com a Paula). Não há restrições quanto à faixa etária.

Além disso, as mulheres que participaram do “Outubro Rosa” na primeira metade do mês ganharam uma manhã de beleza no último sábado, 17, na sede do Rotary Club de Rafard. Segundo a Diretoria de Saúde, o evento também contou com o apoio da escola Abil, de Capivari, que ofereceu cortes de cabelo e serviços de manicure. Na ocasião, houve ainda sorteio de kits de beleza e um curso de cabeleireiro.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?