NotíciasRafard

Palestras e excursão movimentam Semana do Meio Ambiente

13/06/2014

Palestras e excursão movimentam Semana do Meio Ambiente

Alunos do Senai assistiram palestra ministrada pela chefe de Divisão de Meio Ambiente na quarta-feira, 4; preservação ambiental foi tema de visita das crianças do Cras a Salto na sexta-feira, 6
Alunos de escolas municipais receberam kits de educação ambiental (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Alunos de escolas municipais receberam kits de educação ambiental (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A Prefeitura de Rafard realizou na última semana diversas atividades que marcaram a Semana do Meio Ambiente. A primeira delas aconteceu na quarta-feira, 4, quando alunos do Senai assistiram uma palestra ministrada pela chefe de Divisão de Meio Ambiente, Camila Garcia. O evento visou aprimorar o conceito de sustentabilidade para os futuros líderes da região e tratou do comportamento do ser humano em relação aos recursos naturais disponíveis no planeta, e como isso vem impactando de forma acentuada no problema ambiental.

Os alunos também foram informados a respeito dos principais problemas da cidade e como a gestão atual vem atuando para cumprir as obrigações da lei, como a preservação dos recursos hídricos e a gestão dos resíduos sólidos. Para finalizar, Camila sugeriu mudanças nas atitudes pessoais dos presentes, como a prática dos “3 Rs” (reduzir, reutilizar e reciclar).

“Essas palestras são muito válidas, pois através da humanização podemos levar conhecimento aos alunos e, com isso, desenvolvermos a consciência ambiental. Precisamos convencê-los sobre a responsabilidade ambiental de cada um, já que a mudança efetiva só acontece com a ajuda de todos. Temos o dever de usar de forma responsável os recursos do nosso planeta Terra”, afirma Camila.

Ela também se colocou à disposição para ministrar futuras palestras nas empresas em que os alunos atuam, propondo a multiplicação das informações numa escala maior. Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, na quinta-feira, 5, foram entregues kits de educação ambiental para serem aplicados em alunos das escolas municipais. E, a partir do segundo semestre, os professores receberão uma capacitação ambiental para trabalharem com as atividades de forma transversal, ou seja, abordando o tema em todas as matérias.

“Os kits vêm como um ótimo recurso para que os professores abordem as questões ambientais: preservação da água, uso racional de energia, controle da dengue e separação dos recicláveis. O trabalho deve ser contínuo e a atuação dos educadores deve ser motivada visando à mudança no padrão de comportamento desta e da futura geração”, destaca.

Excursão

Para concluir as atividades da Semana do Meio Ambiente, crianças do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) visitaram a cidade de Salto na sexta-feira, 6, para conhecer um pouco mais sobre a preservação ambiental.

O passeio começou no Parque da Rocha Moutonneé, granito róseo de idade estimada, cientificamente, em 500 milhões de anos. O nome “Moutonneé” é internacionalmente atribuído ao tipo de rocha de formato arredondado, lembrando um carneiro deitado. O Moutonneé possui 43.338 metros quadrados de área e é o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente.

As crianças seguiram para o Memorial do Rio Tietê, no qual participaram de um vídeo mostrando o universo do rio, resgatando sua história e sua contribuição para o desenvolvimento de São Paulo. Ao fim do passeio, Camila Garcia abordou a importância da preservação das águas e como cada um pode fazer a sua parte.

“Esses passeios são eficientes, pois as crianças ficam mais receptivas para o conhecimento, trazendo um despertar de consciência ambiental. Agradeço ao pessoal da Assistência Social por criar oportunidades para desenvolvermos trabalhos como esse”, diz.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?