Editorial

Politicaliente

24/11/2017

Politicaliente

A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é preciso nenhuma preparação.” (Robert Louis Stevenson)

Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

EDITORIAL | Entre idas e vindas, cá estamos novamente, para botar um pouco mais de pimenta no molho. Aqui digo o que vi e ouvi nos bastidores da política, sem mentiras, invenções ou sensacionalismo barato. Boa degustação!

Num tô sabendo – No uso da tribuna livre, durante a sessão ordinária na Câmara de Rafard, o vereador Daniel Teodoro disse que está proibido o tráfego de caminhões na Fazenda São Bernardo. Ele também denunciou que apesar da proibição, se deparou com um no local, no último fim de semana. Infelizmente essa proibição não foi divulgada nem aos meios de comunicação, quem dera os motoristas, já quem não existem placas no local. Procuramos a Prefeitura para entender melhor o caso e descobrimos que a proibição foi uma decisão dos membros da Abaçaí, sem interferência da Prefeitura. “O que ocorre, segundo relatos de membros da Associação, que hoje responde pela Fazenda, é que no local citado estavam passando caminhões pesados que danificaram a tubulação da rede de abastecimento de água. A medida foi tomada para que os caminhões não passem mais no local, uma vez que ocorreu este problema e a empresa Radar fez, desta vez, o conserto da tubulação, porém, caso ocorram novamente os danos, a Abaçaí terá que arcar com os custos para conserto na rede de água, pois o trecho está em área de sua responsabilidade”, retornou a assessoria do governo municipal a este que vos escreve. Ações como essa deveriam ser amplamente divulgados à população, sem dizer da sinalização informando. Tá dada a dica!

Vetado – Politicagem ou desencontro de informações? O vereador Wagner Bragalda comentou em tribuna que o prefeito Uil Maia negou um ofício autorizando a Câmara a fornecer o veículo para o Conselho Tutelar de Rafard participar de um evento na Capital. A informação foi confirmada pela presidente. Questionado sobre o ocorrido, o prefeito disse que o que ocorreu não foi uma “proibição”, foi apenas comunicado ao representante do Conselho Tutelar para que pudesse primeiro verificar a disponibilidade de veículo na Prefeitura, uma vez que o Conselho Tutelar responde ao Governo Municipal. E agora? Cada um que tire suas conclusões.

Manutenção pública – Apesar dos constantes esforços da administração municipal, os vereadores bombardearam a falta de manutenção de espaços públicos, pinturas de trânsito e também da falta de fiscalização e aplicação das leis do código de posturas. A Prefeitura se defendeu explicando que o serviço de limpeza tem sido feito semanalmente nas praças, avenidas, escolas e demais espaços públicos da cidade. “Com a necessidade de redução de despesas, a Prefeitura teve que reduzir o número de prestadores de serviço através de empresa terceirizada. Porém, mesmo assim, os serviços continuam sendo feitos. Sobre a sinalização de trânsito, os serviços também continuam, inclusive, os últimos serviços foram as pinturas de lombadas na avenida São Bernardo. Sobre a aplicação do Código de Posturas, o Executivo encaminhou Projeto de Lei para a Câmara fazendo ajustes no Código de Posturas para a aplicação de multa, em casos de entulhos nas ruas. A Prefeitura aguarda a aprovação da Lei, para que possa aplicar as referidas multas, a previsão é de iniciar no próximo ano”, respondeu em nota. A verdade é que há muito tempo vem se fazendo e aprovando leis e, sem fiscalização e devida aplicação, os munícipes fazem como querem.

Disputado – O diretor de Trânsito, Emerson Ferreira, será nomeado também como responsável pela Divisão de Agricultura. Ele será nomeado através de portaria, mas, segundo a Prefeitura, apesar de responder por duas pastas, receberá apenas por uma. “O motivo do acúmulo de função é por conta da necessidade dos ajustes de orçamento. São 02 pastas da Administração e não 03, conforme mencionado”, retornou o governo em nota.

Reconhecimento – O empresário Jacques Fornaziero e seu filho Marcel, estiveram presentes na última sessão da Câmara, para receber a moção de congratulação pelo trabalho desenvolvido em prol do Hospital do Câncer de Barretos. No último mês, eles realizaram na sede da empresa – Bebidas Fornaziero – o tradicional boi no rolete, que reuniu diversos empresários e moradores da região. O almoço e o leilão arrecadou cerca de R$ 40 mil, que serão destinados à entidade.

Passos que Salvam – Ainda em prol ao Hospital do Câncer de Barretos, neste domingo, 26, acontece a segunda edição da caminhada “Passos que Salvam”. O evento acontece a partir das 9h, na Praça Central de Capivari. Para participar, basta adquirir o kit (camiseta + boné + mochila) no valor de R$ 35, na Droga Raia, Salão de Beleza da Marli, Loja da Bernadete ou Território da Moda. O principal objetivo da caminhada é levar ao maior número de pessoas, os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, podendo assim igualar as taxas de cura de diversos países e salvar mais vidas. Parabéns a todos os envolvidos e à família Fornaziero por abraçar a causa!

Visita – Nesta sexta-feira, 24, Rafard recebe a visita do deputado Federal Vicentinho (PT). Ao lado do seu fiel escudeiro na cidade, o vereador Alex Sandro dos Santos, o parlamentar visitará algumas obras que destinou verba para o município, como o recape de algumas ruas, campo sintético e também participa de um bate papo na rádio R FM. Às 11h, Vicentinho participa de um encontro no gabinete do prefeito Uil Maia e lideranças municipais.

Será preciso – Os vereadores estão descontentes com as respostas ‘evasivas’ da Prefeitura de Rafard quanto aos requerimentos com pedidos de informações. Cogita-se, inclusive, uma mudança na lei para que os requerimentos sejam enviados diretamente aos responsáveis por cada pasta questionada. Falta de diálogo e comunicação entre os dois Poderes não é uma boa para o município. Quem perde, sempre, é a população. Bora prosear minha gente!

Apoio – Em solidariedade às ofensas racistas contra a presidente da Câmara de Jacareí, Lucimar Ponciano (PSDB), durante a discussão de um projeto para criar o feriado de Consciência Negra na cidade, duas integrantes do PSDB Mulher de Rafard, Maria Helena e Regina Reis, levaram uma faixa na sessão da Câmara de Rafard, com os dizeres: “mexeu com uma, mexeu com todas”. A atitude foi elogiada pelos parlamentares e comentada em tribuna pelo vereador Alexandre Fontolan.

Recorrente – Alexandre Fontolan apresentou um requerimento em apoio aos moradores do Residencial Ametista, que não estão recebendo correspondências dos Correios. Infelizmente, as reclamações são corriqueiras e a falta de investimentos da empresa é evidente. Sofre a população e sofrem os funcionários, que nada podem fazer.

Mais uma – Os vereadores Alexandre Fontolan e Fabio dos Santos apresentaram uma indicação para que a Prefeitura providencie a regulamentação, através de lei municipal, das formas de conduções e das características das bicicletas elétricas ou motorizadas, objetivando o cumprimento da resolução do Contran. No entanto, essa pode ser só mais uma lei, já que não há pessoal nem para fazer cumprir as leis do código de posturas do município.

Só para mulheres – Na última semana, a presidente do Legislativo rafardense, vereadora Angela Barboza, se encontrou com a primeira vereadora de Rafard, Pascoalina Pacheco Boaventura de Almeida, mais conhecida como Páscoa. “Temos muito em comum, afinal, também fui eleita a primeira presidente do Legislativo rafardense e sabemos das dificuldades de uma mulher ocupar um cargo na política. Por isso, aproveitamos para discutir vários assuntos, em especial, sobre as comemorações do Dia da Consciência Negra”, escreveu Angela na sua página oficial no Facebook. Na quinta-feira, 23, aconteceu um evento especial na Câmara Municipal, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

No vizinho – Mudando de ares, passamos para os pitacos do lado de lá do Rio Capivari. Dia desses, no lançamento do livro do amigo Almir Pazzianotto, ouvi a seguinte pergunta: “e aí, vai ser candidato na próxima?” – sem perceber a presença e ousadia deste jornalista que vos escreve, ouvi a seguinte resposta “estamos trabalhando pra isso!” Será que agora vai mesmo Vitão?

Capifardense – Até 22 de dezembro, dá tempo de conferir a exposição ‘Vivências’, do ‘bicapivariano’ Lôlo Ferraciù, no hall de entrada da Câmara de Capivari. Sempre simpático e atencioso, o publicitário é uma figura histórica dos dois municípios, afinal, ele nasceu na Fazenda São Bernardo. Fica a dica para as autoridades rafardenses, em explorar a intelectualidade e disponibilidade deste filho da Cidade Coração. As futuras gerações precisam de incentivos e direcionamento de pessoas como ele.

Por hoje é só pessoal. Semana que vem, se tiver assunto e disponibilidade, a gente volta. Aos trancos e barrancos, a gente vai levando, sempre com a proteção Divina e de Nossa Senhora Aparecida, nossa querida mãe! Bom fim de semana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?