NotíciasRafard

Prefeitura envia nota oficial sobre a qualidade da água de Rafard

08/12/2014

Prefeitura envia nota oficial sobre a qualidade da água de Rafard

‘Cerca de 30 laudos de água coletada em diversos pontos da zona urbana em várias datas apontam a conformidade’, afirma o Executivo
Autores do relatório explicaram os apontamentos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Autores do relatório explicaram os apontamentos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

“A Prefeitura de Rafard recebeu, nos últimos dias, os resultados de análises realizadas na água do município, emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, os quais atestam que a água da cidade segue de acordo com a Portaria nº 2.914, de 12/12/2011, do Ministério da Saúde, quanto aos exames realizados como cor, turbidez, flúor, cloro, PH, coliformes totais, Escherichia coli.

Cerca de 30 laudos de água coletada em diversos pontos da zona urbana em várias datas apontam a conformidade, sendo que apenas dois laudos apresentaram baixo teor de flúor e um deles foi feito com água não tratada, os quais apresentaram possibilidade de melhorias de tratamento. Também laudos de empresa especializada contratada para emitir relatórios periódicos da cidade atestam a boa qualidade da água de Rafard. Estes estão disponíveis no Departamento de Água da cidade.

Entenda o caso

Recentemente a Prefeitura de Rafard, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica enviou para a Secretaria de Estado informações de que Rafard contava com algumas crianças com diarreia. A Vigilância Regional, diretamente ligada à Secretaria estadual, esteve na cidade para investigação, uma vez que as crianças infectadas estavam concentradas em uma creche do município. Na ocasião da visita, um relatório foi emitido com apontamentos do que a equipe havia constatado e diversas amostras de água foram coletadas para análise. As amostras técnicas feitas demonstraram conformidade com a Portaria nº 2.914, do Ministério da saúde, sendo que apenas dois apresentaram flúor baixo, mas ausência de coliformes.

Nesta semana, os autores do relatório expedido estiveram pessoalmente na prefeitura para explicar o documento e fazer alguns apontamentos. ‘Além das análises feitas e emitidas pelo Adolfo Lutz, sugerimos pessoalmente ao prefeito diversas medidas periódicas para garantir a boa qualidade da água, tais como limpeza da caixa, necessidade da contratação de um químico para acompanhar o tratamento da água, dentre outros pequenos ajustes’, diz Flávio Busch, engenheiro sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde.

Para o prefeito César Moreira (PMDB), a visita foi bastante esclarecedora. ‘Gostaria de agradecer a presença de toda a equipe da Secretaria de Estado e do Instituto Adolfo Lutz que nos orientou com detalhes que a água de Rafard é de ótima qualidade e que precisa seguir boa até a torneira. Acredito que o mais importante dessa reunião foi a troca de ideias e de experiências que garantirão melhor abastecimento.’

O prefeito falou ainda sobre as melhorias já realizadas desde o primeiro relatório da Secretaria de Estado na cidade. ‘A população pode ficar tranquila e pode continuar a consumir a água da cidade, pois os relatórios das análises feitas até aqui atestam conformidade com o Ministério da Saúde. Tenham a certeza que este governo preza pelas melhorias constantes e continuará trabalhando nas orientações superiores.’

Moreira também disse acreditar que pessoas que não são técnicas devem ter zelo para falar sobre a água de maneira geral, para não gerar amedrontamento na população, uma vez que as condições das análises afetam os resultados e que é necessário esperar relatórios finais de datas específicas para chegar a conclusões periódicas.

‘Resolvemos nos pronunciar a respeito após receber os relatórios de análise da água dos últimos 11 meses por especialistas e após recebermos a visita da Secretaria de Estado e do Adolfo Lutz, assim todos os nossos pronunciamentos são em momentos oportunos e baseados em documentos técnicos e orientações técnicas de quem é especializado no assunto. Nós que somos autoridades municipais precisamos ter responsabilidade com nossos pronunciamentos, para não gerarmos polêmicas e inseguranças desnecessárias na população, e é por isso que demoramos um pouco para nos pronunciar sobre o assunto água. Temos a plena consciência de que um relatório de visita e um relatório de análise técnica da água são diferentes e que o relatório de um dia não pode garantir qualidade da água de um mês ou um ano, daí a importância da não generalização’, continua o prefeito.

César Moreira concluiu sua fala afirmando que desde que assumiu investiu na melhoria da qualidade da infraestrutura dos poços colocando alambrados, concretando quando necessário, roçando o entorno e outorgando conforme a exigência do Fehidro. ‘É importante frisarmos que em dois anos não é possível fazermos tudo o que é necessário, mas ressaltarmos também que muito já foi feito. Se os principais relatórios dos últimos meses apontam a conformidade com o Ministério da Saúde e se já sabemos que devemos melhorar sempre, acredito que a água da cidade pode continuar a ser consumida com tranquilidade pelos cidadãos.’”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?