NotíciasRegião

Premiados na Obmep 2012 serão conhecidos nesta sexta-feira, 30/11

Além dos medalhistas de ouro, de prata e de bronze, serão premiados professores e escolas cujos alunos tiveram melhor desempenho na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. OBMEP 2012 envolveu mais de 19 milhões de estudantes de 99.42% dos municípios brasileiros.

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, serão anunciados os premiados da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2012, e o Brasil vai conhecer novos talentos oriundos de escolas públicas de todas as regiões, bem como professores, escolas e secretarias de educação que se destacaram.

Os resultados da OBMEP 2012 serão divulgados no site www.obmep.org.br. Serão concedidas 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata e 3.100 medalhas de bronze, além de até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Participaram da OBMEP 2012 mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas, que abrangem 99.42% dos municípios brasileiros.

Programa de Iniciação Científica – Aos 4.500 alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, e matriculados em escolas públicas em 2013, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), com direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

Com duração de um ano, o PIC-OBMEP tem como principais objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral; aprofundar o conhecimento matemático dos participantes; e estimular a criatividade por meio do confronto com questões interessantes da disciplina.

Além de premiar alunos de acordo com os três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio), a OBMEP 2012 também premiará professores, escolas e secretarias de educação com base nos resultados de seus alunos na 2ª fase da Olímpiada, realizada no dia 15 de setembro.

Sobre a OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A OBMEP tem como missão: estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Desde 2005, quando foi realizada pela primeira vez, a Olimpíada vem crescendo e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio (PIC Júnior) e também para medalhistas que estejam cursando a graduação (PICME).

Outros programas no âmbito da OBMEP são o PECI – Preparação Especial para Competições Internacionais, e o POTI – Programa Olímpico de Treinamento Intensivo. Informações sobre a OBMEP e os programas correlacionados estão em www.obmep.org.br.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?