NotíciasRegião

Previsão de falta de chuva força novo aumento de vazão para a Bacia PCJ

Previsão de pouca chuva ameaça nível dos reservatórios (Foto: Reprodução/EPTV)

O Sistema Cantareira liberou, nesta terça-feira (2), o aumento de 2.000 litros de água por segundo na vazão para a Bacia dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico do Consórcio PCJ fez a solicitação em função da falta de chuvas prevista para os próximos 15 dias.
A região passou por uma estiagem de 60 dias e as recentes precipitações não foram suficientes para aumentar o nível dos rios. É o segundo aumento em menos de dois meses. No final de agosto, a vazão do sistema para a bacia passou de 4.000 para 7.500 litros por segundo. Agora, com a nova liberação, os rios PCJ recebem 9.500 litros de água por segundo do Cantareira.
A medida deve beneficiar moradores de Piracicaba (SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Hortolândia (SP), Americana (SP) e Limeira (SP). Municípios como Artur Nogueira (SP) e São Pedro (SP), que têm reservatórios menores que a demanda, dependem ainda mais da vazão dos rios que cortam a região para abastecer a população.
A dona de casa Aparecida Zanzim, de São Pedro, relatou os transtornos do racionamento que ocorreu na cidade. “A gente tinha que separar no balde a água de tomar banho de tarde e deixar um pouco na caixa d’água para cozinhar e tomar banho à noite”, disse.

Escassez hídrica
O secretário do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, explicou que mesmo com os rios caudalosos que compõem o Sistema Cantareira a situação hídrica da região é de escassez. “A Bacia do PCJ tem 5 milhões de habitantes, faz a transposição para 9 milhões de habitantes em São Paulo, tem uma agricultura bastante irrigada e forma o terceiro parque industrial do país”, disse.
Por meio do Sistema Cantareira, a água de diferentes rios das regiões de Piracicaba e Campinas é desviada por meio de dutos para o abastecimento de moradores da Grande São Paulo. Em caso de necessidade de mais água para o interior, o sistema faz o caminho inverso.

Do G1 Piracicaba e Região

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?