NotíciasRafard

Programa de Saúde da Família retoma atendimentos

06/07/2015

Programa de Saúde da Família retoma atendimentos

Para isso, Prefeitura contratou a médica cubana Maria Teresa Diaz e a enfermeira Paula Vanessa Bobatto, que auxiliarão no atendimento médico à população rafardense
A enfermeira Paula (2ª da esquerda para direita) e a médica Maria Teresa (3ª) passam a integrar a equipe do Programa de Saúde da Família (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
A enfermeira Paula (2ª da esquerda para direita) e a médica Maria Teresa (3ª) passam a integrar a equipe do Programa de Saúde da Família (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A Prefeitura contratou recentemente uma médica cubana, por meio do programa federal “Mais Médicos”, e uma enfermeira para retomar as atividades do Programa de Saúde da Família (PSF). A partir de agora, Maria Teresa Diaz e Paula Vanessa Bobatto auxiliarão no atendimento médico à população. As práticas habituais, porém, como as visitas domiciliares feitas por seis agentes do PSF, serão mantidas.

Segundo a Prefeitura, o PSF funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. As consultas serão sempre das 7h30 às 11h e das 12h30 às 15h30. As visitas de casa em casa serão realizadas nas manhãs de terça e quarta-feira. E, às sextas, a equipe desempenhará um trabalho específico voltado à “Saúde da Mulher”, seguindo do “Planejamento Familiar”, encerrando a semana.

“Dentro de nossa realidade estamos investindo o possível para melhorarmos cada vez mais nosso sistema de saúde”, afirma o prefeito César Moreira (PMDB). “Já construímos uma farmácia para facilitar a aquisição de remédios, fizemos uma reforma completa na Unidade Básica de Saúde (UBS), reformamos e compramos aparelhos para o Centro Odontológico e inauguramos o PSF”, lembra. “Após resolvermos algumas pendências conseguimos retomar esse programa, que entendo como fundamental para o atendimento da coletividade.”

A enfermeira Paula Vanessa Bobatto adiantou que outras novidades estão por vir. A primeira delas será a caminhada com idosos duas vezes por semana. De acordo com ela, a atividade terá o intuito de interagir o idoso com a sociedade, incentivando a prática saudável.

‘Mais Médicos’

A Prefeitura contratou a médica cubana Maria Teresa Diaz por meio do programa “Mais Médicos”, vinculado ao Ministério da Saúde. Atualmente, Maria Teresa mora em Rafard e está no país desde maio. Segundo o governo municipal, ela fala português de maneira compreensível e está apta a exercer a profissão. “Sua contratação preenche a lacuna deixada por sua compatriota no início do ano, qualificando a saúde de Rafard e ratificando nosso objetivo de melhorias à população”, diz César Moreira.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?