DestaquesRegião

Radialista: o profissional de múltiplas funções

Donos de bordões marcantes, muitos com vozes aveludadas, outros irreverentes e polêmicos. Esses profissionais do rádio, são conhecidos como locutores ou radialistas. Mas, se engana quem acredita que radialista é apenas aquele que apresenta programas de conteúdos variados.

O radialista é um profissional da comunicação que trabalha na produção de produtos audiovisuais. As possibilidades de suas funções são múltiplas. Ele pode estar presente nos setores de criação, cenografia, sonoplastia, filmagem, edição, assistência de estúdio, redação, direção, roteirização, elaboração de pautas, apresentação, narração, locução, entre outras necessárias para colocar no ar um programa.

A profissão é mais conhecida pelo consolidado trabalho dos locutores de programas de rádio por todo o Brasil. Atualmente, com a popularização da internet, ele encontra novas funções de produção e as oportunidades de trabalho, ampliaram o mercado para esse profissional.

Neste domingo, 7 de novembro, o Dia do Radialista é comemorado oficialmente no Brasil. Na verdade, em 21 de setembro também se comemora o Dia do Radialista. Isso acontece porque o dia já era comemorado em setembro, até que a lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, instituiu a nova data.

E para ilustrar essa data, o jornal O Semanário convidou dois radialistas que atuam na rádio de maior abrangência regional, a Raízes FM.

Ademir Moreira é o radialista mais ‘experiente’ da rádio Raízes (Foto: Arquivo pessoal)
Ademir Moreira é o radialista mais ‘experiente’ da rádio Raízes (Foto: Arquivo pessoal)

De um lado, a figura carismática de Ademir Moreira da Silva, 66 anos, mais de 35 deles dedicados ao rádio. Conhecido na cultura musical sertaneja, ele leva a boa música antes mesmo do galo cantar. Também era um dos principais locutores nos shows de rodeio que aconteciam em Capivari num passado não distante.

Do outro, Antônio Arnaldo da Cruz Machado, 35 anos, conhecido nas ondas do rádio por Tonny Machado. Ele é um daqueles colaboradores que toda empresa sonha em ter. É um ‘faz tudo’, e deixou os bastidores da técnica para assumir os microfones no jornalismo da rádio.

Tonny Machado deixou a técnica para atuar no jornalismo (Foto: Arquivo pessoal)
Tonny Machado deixou a técnica para atuar no jornalismo (Foto: Arquivo pessoal)

Conheça a história e trajetória desses dois profissionais:

O Semanário – Quando e como começou a sua história com o rádio?

Ademir Moreira – 1986.

Tonny Machado – Minha história com o rádio começou muito cedo. Tive o prazer de participar da Rádio Recreio, na escola Jeni Apprilanti. Também participei de vários eventos de rádio como técnico de som. Meu primeiro contato com a profissão foi em 2005, quando fui contratado para assumir a produção da rádio Raízes FM. Foi aí que tudo começou. Nesse meu primeiro contato eu tinha que gravar os comerciais com os locutores e produzir vinhetas. Nem imaginava que 16 anos depois, estaria a frente de um microfone.

O Semanário – Qual o fato mais marcante aconteceu com você nesses anos de rádio?

Ademir Moreira – Quando comecei na Raízes FM, em 1989, com o programa Sertanejo Bom Demais, das 5h às 7h, era um programa muito aceito também pelos cortadores de cana, que na época, eram transportados para o trabalho em caminhões e ônibus. Montei um quadro chamado Clube dos Turmeiros. Era uma forma de aumentar o recebimento de cartas dos ouvintes, com lindas histórias e pedidos de músicas. O Clube dos Turmeiros tomou uma proporção grande, eram muitos caminhões e ônibus que transportavam os trabalhadores. A quantidade de cartas era tão grande que eu não conseguia atender todas e aumentava com as cobranças tipo: “Cowboy da Madrugada, atende a minha carta”. Nunca vi tanta carta na minha vida.

Tonny Machado – Posso dizer que tenho alguns. Um deles foi o acesso do Capivariano Futebol Clube para a primeira divisão do futebol paulista. Estar presente nesta cobertura e ver a alegria da população na praça central, foi muito emocionante. Outro que me marcou, foi à cobertura do assalto a bancos aqui em Capivari. Nunca imaginei que em nosso município teríamos uma ação igual a que ocorreu em outubro de 2016.

O Semanário – Quem foi ou ainda é a sua inspiração na área da comunicação?

Ademir Moreira – Acompanhava vários programas com grandes e consagrados nomes, parecia estar viajando por todos os cantos do país pela frequência do rádio. E tornou uma realidade.

Tonny Machado – Bom, falar em inspiração e comunicação é falar em todos os meus companheiros da Raízes FM, nessa casa foi onde eu tive inspiração e apoio de todos para chegar aonde cheguei hoje.

O Semanário – Como é ser radialista em uma cidade do interior? Conte um pouco sobre os benefícios e os desafios enfrentados?

Ademir Moreira – É muito bom devido o contato mais fácil com nossos amados ouvintes. Benefício é o prazer de conseguir estar na vida de cada um participando dos momentos felizes e injetar ânimo nos momentos complicados. Desafio é conseguir com a graça de Deus estar sempre com um bom astral, até porque somos pessoas iguais a todos com os mesmos problemas.

Tonny Machado – Muitas pessoas podem achar que é um tanto simples ser um profissional da voz. Mas como todas as profissões, para ser um locutor é preciso enfrentar obstáculos, ter muita força de vontade, foco em aprender e se aprimorar sempre e principalmente, amar o que faz. Os benefícios da profissão é que você é o companheiro, o amigo de muitas pessoas do outro lado do rádio. Você conforta aquele ouvinte que está triste, leva uma mensagem positiva e por duas ou três horas, está ali conversando com o ouvinte. E ser radialista em uma cidade do interior é muito gratificante, é diferente de uma capital, onde tudo é corrido e agitado. Aqui você tem muito mais interação com o ouvinte, até mesmo o contato direto, o que em uma capital você não tem este benefício de conhecer pessoalmente seu ouvinte.

O Semanário – O rádio sempre foi a maneira mais rápida de receber uma informação. Hoje, esse espaço é disputado com as redes sociais e portais de internet. Como você enxerga essa evolução tecnológica?

Ademir Moreira – As redes sociais e os portais de internet ajudam o rádio a ficar cada vez mais vivo. O ouvinte está também acompanhando a programação via online.

Tonny Machado – Para o rádio essa tecnologia chegou para somar ainda mais. O rádio sempre foi e sempre vai ser o meio de comunicação mais rápido. As rádios já não produzem conteúdo pensando apenas no dia. O conteúdo é feito para ser distribuído de diversas maneiras e plataformas. Hoje, a Raízes FM transmite programas ao vivo nas redes sociais, como Facebook e YouTube, utilizando imagens dos estúdios e fazendo publicidade visual, o que amplia as possibilidades comerciais. É um conteúdo tão versátil que já estamos migrando para o audiovisual. Por exemplo, nosso site, além de fornecermos streaming ao vivo e podcasts, ofertamos matérias escritas e, também, no formato de vídeo. Como o ouvinte de hoje é também um internauta, ele apresenta características imersivas adquiridas no novo meio. Isto é, ele participa, opina, sugere e critica muito mais do que em outras épocas, sendo que o uso de redes sociais se configura como o principal meio de expressar e compartilhar ideias. São muitas opções que deixaram o rádio ainda mais atrativo e mais dinâmico.

O Semanário – Como você vê a importância da profissão e também dos meios de comunicação regionais?

Ademir Moreira – Vejo com alegria em poder prestar um serviço a população com responsabilidade, levando as informações corretas. É muito bom ver o nosso povo sempre atualizado com os acontecimentos regionais.

Tonny Machado – A importância da profissão é que você é companheiro de longas datas de toda a população. Você tem o poder de despertar a emoção e a imaginação dos ouvintes, além de ser fonte de informação e diversão. Entre os meios de comunicação regionais tecnológicos atuais, o rádio se adapta e atinge grandes audiências, sendo ferramenta de apoio na comunicação, nos debates e na promoção cultural. A característica de fazer o ouvinte se acostumar a ouvir uma pessoa ou um programa em um determinado horário é um diferencial desse meio de comunicação, isso porque, de alguma forma, faz com que a pessoa se identifique e viaje naquilo que está sendo dito pelo locutor e captado por ela.

O Semanário – Qual o seu conselho para as pessoas que desejam seguir na área da comunicação?

Ademir Moreira – Seja sempre autêntico. Ser natural torna tudo mais fácil.

Tonny Machado – O mundo da comunicação é fantástico, também cheio de desafios. Então você que está começando a seguir nesta área, abrace e ouça tudo o que te ensinarem. Aquela mínima explicação, que você pode falar “pra que isso, é bobagem”, você vai usar um dia.

O Semanário – Deixe uma mensagem para os seus ouvintes.

Ademir Moreira – Gratidão. Você ouvinte é o responsável pelo nosso sucesso. Não seríamos um profissional do rádio se não fosse a sua audiência. Aqui não tem moleza não.

Tonny Machado – Aos ouvintes, eu só tenho que agradecer! Foram às peças fundamentais para o meu crescimento e por me aceitarem como locutor! Hoje, faço meu trabalho por eles e pensando neles.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?