Na busca por oferecer maior acesso e cuidado à saúde dos cidadãos, a Prefeitura de Rafard anuncia uma significativa ampliação nos serviços de saúde da cidade. Na próxima quarta-feira, dia 20, está agendada a cerimônia oficial de implantação do atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde “Maria Tereza Apprilante Gimenez”, que passará a funcionar 24 horas por dia.
O evento de lançamento terá início às 19h30 e marca um importante passo para a comunidade, visto que a UBS estará prontamente disponível para atender às necessidades médicas a qualquer hora do dia ou da noite.
Localizada na avenida Dr. José Soares de Faria, 452, no Centro de Rafard, a Unidade Básica de Saúde tem sido um pilar fundamental no cuidado com a saúde dos munícipes.
A partir dessa iniciativa, a população terá acesso a uma gama mais ampla de serviços de saúde durante todo o dia, oferecendo consultas médicas, atendimentos de urgência, vacinação, além de acompanhamento e suporte para diferentes demandas médicas, sem restrições de horário.
Com a extensão do horário de atendimento, o prefeito Fabio Santos e o vice Wagner Bragalda cumprem uma promessa de campanha e reforçam o compromisso em proporcionar um sistema de saúde mais abrangente e acessível, garantindo atenção integral aos moradores da região, independentemente do horário em que necessitem de assistência médica.
“A comunidade de Rafard é convidada a participar desse momento histórico durante a cerimônia de inauguração do atendimento noturno na UBS “Maria Tereza Apprilante Gimenez”. Todos são bem-vindos a testemunhar e celebrar esse avanço significativo na área da saúde do município”, convida Fabinho.
O atendimento 24 horas na UBS foi reduzido em 2014, pelo então prefeito César Moreira, com a justificativa de que Rafard estava sem médico no período noturno há algum tempo e encontrava dificuldade em preencher as vagas. “O município foi notificado diversas vezes pelo Conselho Regional de Enfermagem que a unidade não poderia funcionar sem a presença do médico e que o município seria autuado se não cumprisse a regra. A cidade ainda fez diversas tentativas de contratação, realizando concursos públicos, mas não alcançou a quantidade necessária de profissionais”, informou na época.
Na ocasião, o governo municipal optou por repassar um valor maior para que a Santa Casa de Misericórdia de Capivari atendesse as urgências e emergências de Rafard, mantendo somente o atendimento até às 19h na UBS de Rafard.