NotíciasRafard

Rafard participa da Oficina do Homem, em Jaguariúna

26/09/2014

Rafard participa da Oficina do Homem, em Jaguariúna

Encontro reuniu as regiões de Piracicaba, Campinas e São João da Boa Vista e contou com palestra, dinâmica de grupo e debate

RAFARD – A Diretoria de Saúde participou na quarta-feira, 17, da Oficina do Homem, em Jaguariúna. O encontro reuniu as regiões de Piracicaba, Campinas e São João da Boa Vista. Primeiro, os participantes assistiram a uma palestra ministrada pelo coordenador Nacional da Saúde do Homem, Eduardo Chakora, seguida de uma dinâmica de grupo e debate, com apresentação dos produtos feita pelos grupos no fim do encontro.

Para realizar a dinâmica, as 41 cidades representadas por 150 pessoas foram divididas em quatro grupos, os quais debateram quatro eixos temáticos: Acesso, Acolhimento e Doenças Prevalentes; Saúde Sexual e Reprodutiva; Paternidade e Cuidado: Pré-Natal do Homem; e Prevenção de Violências e Acidentes. Cada tema teve um representante do Ministério da Saúde que auxiliou na discussão, além de quatro perguntas a serem solucionadas e expostas na apresentação final.

Também participou do encontro o professor doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Geraldo Duarte, idealizador do projeto “Oficina do Homem” e responsável pela visita e pela orientação aos profissionais e cidades interessadas. Para Sandra Melchior, enfermeira responsável-técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS) que esteve presente no evento, o tema é importante para Rafard.

“Os homens, em sua maioria, são resistentes quanto a consultas e exames, e muitas vezes chegam a um estado caótico para serem atendidos. O evento foi muito produtivo e encontramos ótimas soluções para as questões”, descreve Sandra. A Oficina do Homem busca soluções para o problema masculino, destacando a importância na realização de exames, tais como PSA, orientação quanto às doenças sexualmente transmissíveis e afins. E, em novembro, é comemorado o “Novembro Azul”, mês dedicado à saúde do homem.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?