NotíciasRafard

Rafard se prepara para campanha nacional de vacinação contra gripe

27/04/2015

Rafard se prepara para campanha nacional de vacinação contra gripe

Vacina que protege contra a A – H1N1 e H3N2 e Influenza B será aplicada entre os dias 4 e 22 de maio, com o Dia D marcado para dia 9
Campanha contra a gripe reduz as mortes pela doença em 50% (Foto: Reprodução/Proteja sua Pele)
Campanha contra a gripe reduz as mortes pela doença em 50% (Foto: Reprodução/Proteja sua Pele)

RAFARD – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada entre os dias 4 e 22 de maio, com o Dia D marcado para dia 9. A Prefeitura disse que está atenta à importância da campanha e já alerta a população para comparecer nas referidas datas na Unidade Básica de Saúde (UBS). A vacina protege contra a Influenza A – H1N1 e H3N2 e Influenza B, promovendo a redução das mortes em 50%.

O público-alvo será as crianças de zero a cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas. A meta de imunização exigida pelo Ministério da Saúde para 2015 é de pelo menos 80% em um total de 1.913 pessoas. Em 2014, a meta de 80% foi superada em 10%, com 1.623 pessoas vacinadas.

Mais conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É caracterizada por início de febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios, com tosse seca e dor de garganta. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Segundo a Diretoria de Saúde, existem três tipos de vírus influenza: A, B e C, os quais são transmitidos por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o A responsável pelas grandes pandemias.

“Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade (diagnosticadas com mais de uma doença) possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza”, explica a diretora de Saúde de Rafard, Ivone Infante. “A melhor maneira de se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano”, garante.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?