NotíciasRafard

Rotary Club reúne alunos da Escola Jeni Apprilante e realiza simulação de acidente

26/09/2014

Rotary Club reúne alunos da Escola Jeni Apprilante e realiza simulação de acidente

Corpo de Bombeiros simulou atropelamento para conscientizar os motoristas de amanhã, afirma sargento; ação aconteceu em frente à prefeitura
(Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Alunos do Jeni assistem à simulação de acidente de trânsito com atropelamento na Avenida Dr. José Soares de Faria (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD – Um carro vermelho modelo Fiat Uno, do Corpo de Bombeiros, esperava os alunos da Escola Estadual Professora Jeni Apprilante propositalmente chocado contra uma árvore da Avenida Dr. José Soares de Faria, em frente à prefeitura. À medida que os estudantes iam se aproximando do canteiro da avenida, os bombeiros realizavam os últimos preparativos para dar início a uma simulação de acidente.

Bruno Henrique, 18, Igor Gatti, 17, e Gabriel Galdino, 16, alunos do 2º ano do Jeni, se ofereceram para serem as vítimas (fictícias) da vez naquela manhã, até então tranquila, de sexta-feira, 19. Atores devidamente posicionados, o sargento Adelvan do Nascimento deu sinal verde para que o falso atropelamento acontecesse.

Foi questão de segundos para que o caminhão do Corpo de Bombeiros apontasse na esquina com sua sirene ardida, atendendo ao socorro de Gabriel, que passava pelo local quando um motorista, sem o cinto de segurança, perdeu o controle do veículo, atropelou um pedestre na calçada e bateu contra a árvore.

A cena que se seguiu durou 15 minutos, com direito a imobilização dos dois feridos seguida de resgate, gritaria e muitas mãos com pouca idade indo até a consciência. “Parecia real mesmo. Fiquei tremendo. Parecia que eu estava sentindo os sintomas mesmo. Mas eles foram muito pacientes e me atenderam rapidamente no que eu estava sentindo”, disse Bruno sobre a experiência de simular um pedestre atropelado.

A ação idealizada pelo Rotary Club de Rafard, em parceria com a Divisão de Trânsito de Rafard (Ditran) e apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Diretoria de Saúde, abriu a Semana Nacional de Trânsito na cidade, evento que acontece anualmente no Brasil entre os dias 18 e 25 de setembro.

O objetivo da encenação, segundo o sargento Nascimento, é conscientizar os jovens de hoje, os quais são os motoristas de amanhã, para que estes respeitem as leis de trânsito. Em Rafard, cerca de 60 acidentes de trânsito ocorrem por mês, dos quais 15 são com vítimas. “[Que] é aquela pessoa que é socorrida e levada ao hospital, mesmo com pequenas lesões”, explica o sargento.

Para Gabriel, seu papel na brincadeira aconteceu rápido. “Porque eu só tive que simular a chamada dos Bombeiros. Foi rápido e fácil”, conta. Porém, de acordo com Nascimento, o modo como a pessoa aciona o resgate pode ser fundamental para a sobrevivência da vítima. “Sempre que houver a necessidade de solicitar nossos serviços, é preciso manter a calma e conversar com o atendente. Ele vai fazer perguntas e vai direcionar você pra dar o melhor atendimento à ocorrência”, orienta.

Igor, por sua vez, que incorporou o condutor imprudente, foi o último a receber os primeiros atendimentos. “Eu pude conhecer como é o procedimento dentro de um carro e como eles conversam com as vítimas pra acalmar elas.” Como lição, os meninos disseram ter aprendido que não se deve, por exemplo, dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

E, mesmo o falso acidente tendo acontecido na calçada, a ação despertou em Bruno a importância da faixa de pedestres. “Aprendi a ter mais atenção em faixas de rua e não atravessar sem estar na faixa de pedestres”, finaliza o estudante.

Palestra

A programação da Semana de Trânsito em Rafard continuou na última segunda-feira, 22, com palestra ministrada pelo 1º sargento João César Balceiro de Freitas, comandante da Polícia Militar. O evento, destinado aos alunos da Escola Jeni Apprilante, aconteceu no plenário da Câmara e serviu para esclarecer os estudantes sobre segurança no trânsito, leis e outras curiosidades como carros rebaixados, farol xenon e insulfilm.

Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário
Foto: Laila Braghero/O Semanário

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?