NotíciasRafard

Rotary realiza plantio de muda para simbolizar a preservação da vida

02/11/2015

Rotary realiza plantio de muda para simbolizar a preservação da vida

Ação aconteceu no Dia Mundial de Combate à Pólio, comemorado anualmente em 24 de outubro, na sede da Polícia Militar
Muda de chapéu de sol foi plantada em um dos canteiros da sede da Polícia Militar (Foto; Divulgação/Rotary Club de Rafard)
Muda de chapéu de sol foi plantada em um dos canteiros da sede da Polícia Militar (Foto; Divulgação/Rotary Club de Rafard)

RAFARD – O Rotary Club realizou o plantio de uma árvore no sábado, 24, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio. A muda de amendoeira da praia, mais conhecida como chapéu de sol, foi plantada em um dos canteiros da sede da Polícia Militar como um ato simbólico para destacar que cultivar a natureza, assim como as campanhas e esforços do Rotary Club, é preservar a vida.

“Todos os anos nós fazemos o pedágio voluntário, com o objetivo de arrecadar fundos para o End Polio Now [Fim da Pólio Agora], campanha encabeçada por Rotary Clubs de todo o mundo”, conta o presidente do Rotary Club de Rafard, Túlio Darros. “Mas devido à crise financeira que o país está enfrentando, neste ano resolvemos promover apenas uma campanha simbólica, com o plantio da muda.”

A poliomielite é uma doença contagiosa que causa a paralisia e, às vezes, até a morte. Sem cura, o melhor remédio é a prevenção por meio da vacina, que custa apenas 60 centavos de dólar e protege por toda a vida. Com um investimento internacional de mais de US$9 bilhões e o engajamento de mais de 200 países e 20 milhões de voluntários, a pólio pode ser a primeira doença do século XXI a ser erradicada.

De acordo com o Rotary International, desde 1985, a organização humanitária já contribuiu com cerca de US$1,2 bilhão e inúmeras horas de trabalho voluntário, a fim de proteger mais de dois bilhões de crianças em 122 países. Isso porque, apesar de a doença existir atualmente em apenas três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão), outras nações continuam correndo o risco de importar o vírus.

O presidente do Rotary Club de Rafard, Túlio Darros, também participou da coleta de sangue (Foto: Deise Campanholi/O Semanário)
O presidente do Rotary Club de Rafard, Túlio Darros, também participou da coleta de sangue (Foto: Deise Campanholi/O Semanário)

Sangue

Ainda no sábado, o Rotary também marcou presença na segunda Campanha de Doação de Sangue de 2015 em Rafard. A coleta, realizada pela Diretoria de Saúde, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) e teve adesão de 34 doadores. Os munícipes se mobilizaram e ajudaram a aumentar o estoque sanguíneo”, comemora a diretora de Saúde, Ivone Infante. Em Rafard, a primeira edição deste ano aconteceu em agosto.

Segundo ela, as 34 bolsas de sangue somadas às outras 50 que foram coletadas há três meses – intervalo necessário entre uma doação e outra para as mulheres – cumprem o objetivo do trabalho. “Parabenizo e agradeço a todos os que nos ajudaram em mais uma campanha de doação de sangue. O gesto é solidário e de grande valia, pois fortifica o espírito coletivo do município e pode ser preponderante para salvar vidas.”

“Doar já faz parte da minha rotina e tento levar essa experiência aos familiares e amigos. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado à Polícia Militar pela parceria no plantio da árvore”, finaliza Darros.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?