DestaquesRafard

Rumo às Bodas de Ouro, Abaçaí lança novo portal na internet

No acervo digital é possível conhecer o Patrimônio Imaterial Cultural da nossa região

A Organização Social Cultural, sem fins lucrativos, Abaçaí Cultura e Arte, está perto de comemorar as Bodas de Ouro dos seus 50 anos de fundação.

O aniversário será em 2023, mas as atividades comemorativas já começaram. Numa live, com transmissão ao vivo através de suas redes sociais, a Abaçaí lançou na noite da última terça-feira (27), o seu novo portal na Internet.

Durante a live, Toninho Macedo, presidente da Abaçaí, fez uma viagem no tempo, e apresentou o acervo digital disponível no portal, que conta a história de uma trajetória cultural que começou em 1973.

Além dos projetos e movimentos culturais liderados pela Abaçaí, a Organização Social também é a mantenedora legal da Fazenda São Bernardo, desde 2014, e por conta disso, o espaço é um dos principais destaques do novo site.

Também está em destaque no portal, o acesso ao Museu da Inclusão de São Paulo, que é mantido pela Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, e gerenciado pela Abaçaí já há mais de sete anos.

A Abaçaí também está lançando neste mesmo projeto o mapa digital do Patrimônio Imaterial da Cultura Paulista, uma fonte rica de informações e dados históricos que em detalhes a riqueza das tradições culturais de cada região do Estado, em suas danças, festas, comidas típicas, festejos e romarias. Uma live especial sobre este conteúdo está marcada para o dia 10 de agosto, com o historiador Toninho Macedo.

O Blog Cultura e Arte para Todos está agora incorporado ao portal da Abaçaí. Trata-se de um arquivo digital com textos e reflexos sobre a Cultura de Paz, respeito à diversidade e ao diálogo inter-religioso.

Para acessar o novo site e conhecer toda a trajetória da Abaçaí e sua programação para os próximos meses basta acessar Abaçaí – Cultura e Arte, no link www.abacai.org.br).

São Bernardo

No novo portal da Abaçaí está em destaque a Fazenda São Bernardo, localizada no município de Rafard, com data de fundação de 1881.

É possível acessar fotos da Fazenda, onde nasceu e viveu, até os seis anos de idade, a pintora Tarsila do Amaral. Conta, ainda, com um resumo histórico, desde a fundação da Colônia São Bernardo, até os dias de hoje.

O portal também destaca o tombamento parcial da Fazenda São Bernardo, uma conquista para o município de Rafard, que em 2021, completa 10 anos. Ela foi tombada, parcialmente, em 2011, através do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Ao mencionar os projetos futuros, a Abaçaí traz uma definição cultural ampla para a Fazenda São Bernardo, através do Projeto Luz de Pirilampos, que está em fase de implantação.

“A fazenda vem sendo preparada para ser um grande centro cultural a céu aberto”, afirma o material disponível para acesso público.

De volta à Fazenda

Com a pandemia da Covid-19 em alta e as atividades todas suspensas, desde março do ano passado, os voluntários e membros da Abaçaí não ficaram de braços cruzados, eles resolveram se juntar e trabalhar nos cuidados com a Fazenda São Bernardo.

Limpeza, poda de árvores, plantio de mudas, pequenas reformas, pinturas e cuidados de jardinagem foram feitos aos poucos, e agora, os resultados já começam a aparecer.

Com a expectativa de retomar as visitas abertas ao público em setembro, a Abaçaí já tem uma lista de melhorias feitas na Fazenda.

A Capela foi restaurada, e ao lado dela, foi construída, pelos voluntários, uma quitanda com fogão de lenha, que está pronta para começar a servir e vender produtos típicos da fazenda, como pães, bolos, caldos, queijos, caldo de cana, ovos, café, entre outros.

Bem próximo dali, na parte de trás da Capela, embaixo dos pés de jabuticaba, já têm mesas e bancos, prontos para piqueniques ou para quem quiser tomar um café da fazenda e saborear os produtos da quitanda.

Os cuidados com a Fazenda São Bernardo também incluíram ações para a acessibilidade das pessoas com deficiência, como contou Toninho Macedo durante a live.

“Terminamos neste final de semana, um caminho de acessibilidade plaino num trecho da estrada que liga o casarão da Fazenda até a Capela. Foi feito com resíduos de pedreira, é uma estrada com acessibilidade, sem asfalto”.

Com expectativa de agenda para setembro, a Abaçaí pretende, ainda, lançar a Sala Tarsila do Amaral, um espaço dedicado à história da vida e obras da pintora modernista, nascida no Casarão da Fazenda São Bernardo. Todo o acervo, antes pertencente ao Centro Cultural Júlio Henrique Raffard, já foi levado para a Fazenda.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?