CapivariDestaques

Saae prepara contratação de empresa para limpeza da Represa Milhã em 2020

Imagem: Reprodução internet

A equipe de Controle de Qualidade e Meio Ambiente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari (Saae), estuda há alguns meses, a contratação de empresa especializada e outorgada, por meio de licitação, para a limpeza de aguapés na extensão da Represa Milhã.

Segundo a equipe técnica, este tipo de serviço exige cuidados e muita atenção, por isso, existem pouquíssimas empresas licenciadas para este tipo de limpeza.

A diretora da autarquia, Edna Bom, constatou a necessidade das empresas, que irão participar da licitação.

“Elas deverão estar com a documentação dos equipamentos de navegação legalizado junto à Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) e que os operadores tenham habilitação para que os trabalhos sejam realizados com a segurança, eficiência e a qualidade que o serviço exige”, explica.

O superintendente do Saae, José Luiz Cabral, lembra que em 2018, foi realizado um mapeamento da extensão da bacia Milhã para identificar possíveis fontes de influência na proliferação das algas e, também já havia contratado uma empresa para a limpeza da represa, mas não obteve o resultado desejado.

“Pensando nisso, estamos procurando agenda nas empresas especializadas para iniciarmos os trabalhos no início do 2020”, afirma Cabral.

De acordo com o chefe da Divisão Operacional, Claúdio Luciano Bossolan, como a represa apresenta baixa turbulência e abundância de nutrientes, as plantas encontram condições para seu desenvolvimento, porém, sua expansão não prejudica a qualidade da água distribuída.

A barragem da Represa Milhã foi construída em 1960 e é o principal manancial de superfície em Capivari, que representa aproximadamente 25% do abastecimento de água na cidade.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar