Região

Santa Casa realiza o 9º Encontro de Doadores e Receptores de Órgãos

Evento encerra série de atividades realizadas no mês de setembro, como forma de incentivar a importância da doação de órgãos

Nesta terça-feira, 27 – Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos – a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes) da Santa Casa de Piracicaba realiza o 9ª Encontro de Doadores e Receptores de Órgãos, no Salão de Convenções do Hospital, a partir das 9h.

Para o evento são convidadas a participar pessoas que foram submetidas a um transplante e familiares que doaram órgãos de entes queridos.

O encontro acontece dois dias após a realização da 4ª Corrida Pela Vida, que a cada edição ganha força ao divulgar, durante os 5,5 km de corrida, a importância de ser um doador de órgãos. Na última corrida cerca de 2.000 pessoas participaram do ato, entre corredores e comissão organizadora do evento.

Flávio e Maria Aparecida perderam a filha num acidente de trânsito e optaram pela doação de órgãos

De acordo com a coordenadora da CIHDOTT da Santa Casa de Piracicaba, a enfermeira Milena Pessoa, todas as ações realizadas neste mês têm como foco principal a conscientização da população e a capacitação dos profissionais de saúde.

“O 9º Encontro encerra o mês de conscientização sobre a importância de ser um doador de órgãos com chave de ouro”, lembra Milena ao salientar que o ponto alto do encontro – que contará com a presença médicos que atuam na área de transplante, além de testemunhos e roda de conversa, – é o depoimento das pessoas que passaram por situações que envolvem a doação ou o transplante.

“Cada participação é muito emocionante, pois ficamos conhecendo da luta de cada uma das pessoas ali presentes. É a oportunidade que encontramos de agradecer os familiares pelas doações registradas na Santa Casa”, disse.

SER DOADOR

A CIHDOTT da Santa Casa trabalha com vistas à busca ativa de doadores de órgãos, ao diagnóstico, à notificação de morte encefálica e à abordagem da família para doação.

“A Comissão reúne profissionais preparados para esclarecer dúvidas quanto ao aspecto da doação e o resultado tem sido positivo”, disse.

Dados da Comissão revelam que essas ações permitiram à Santa Casa Tecidos que registrou a doação, que registrou cerca de 1.743 doações de córneas e múltiplos órgãos nos últimos 13 anos. A Comissão atua na Santa Casa de Piracicaba há 21 anos.

Levantamento divulgado em julho deste ano pelo RBT (Registro Brasileiro de Transplantes) informa que 51.674 brasileiros aguardam na fila por um transplante de órgãos. Desse total, 16.957 pessoas foram incluídas na lista somente no primeiro semestre de 2022, de acordo com levantamento feito semestralmente pela ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos).

“Quando a pessoa manifesta em vida o desejo de ser doador, os familiares respeitam esta decisão quando são abordados pela CIHDOTT para uma possível doação de órgãos”, disse Milena, apontando a necessidade de fazer com que o assunto faça parte do cotidiano das pessoas.

“Apostamos na adesão da sociedade e no apoio de profissionais de saúde e da mídia para tornar a espera por um órgão menos longa e dolorosa”, disse.

Ela lembra que, para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique esta decisão à família, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deve ser consentida pelo familiar de até 2º grau.

“Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família”, informa Milena, indicando o site oficial da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (http://www.abto.org.br) para mais informações sobre como se tornar um doador.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?