Capivari

Secretaria de Saúde inicia campanha de assistência médica gratuita à quem teve contato com amianto

A Secretaria de Saúde de Capivari iniciou uma campanha de atendimento especializado gratuito, voltada às pessoas que tiveram contato com Amianto, elemento nocivo à saúde humana, que pode causar doenças graves tais como Câncer de pulmão, trato digestivo e ovário, além de Asbestose, Mesotelioma, entre outras.

O objetivo é atender cerca de 3 mil pessoas que já trabalharam com o elemento ou que foram expostas a ele recentemente.

O Amianto constitui uma família de minérios e tem como principais particularidades o baixo custo e também a baixa condutividade térmica, ou seja, o baixo acúmulo de calor ou frio; características essas que se tornaram os principais motivos pelo qual esse elemento costumava ser usado massivamente na fabricação de telhas, caixas d’água e outros materiais de construção civil, na segunda metade do século XX.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Devido aos riscos que o Amianto trazia, tanto em seu processo de extração, quanto no manuseio e aplicação em outros itens, o uso deste elemento foi proibido em 1995, por determinação da Lei Federal 9.055/1995, que barrou também a produção, industrialização, utilização e comercialização.

O elemento tem uma aparência esbranquiçada, e ainda podia ser visto em diversos itens até pouco tempo, de maneira controlada. Foi apenas no ano de 2017 que o banimento por completo em qualquer atividade foi concretizada.

Então, a Secretaria de Saúde tomou a iniciativa de prestar atendimento às pessoas que possivelmente passaram longos períodos sob exposição do Amianto e tenta conscientizá-los a procurarem ajuda e prevenção de possíveis problemas de saúde que possam se desenvolver a longo prazo em razão disso.

As consultas acontecerão através de agendamentos, mediante a procura dos pacientes às unidades de saúde. Após a procura, a consulta acontecerá no Ambulatório IST, situado na rua Bento Dias, 265, Centro, em data e horário estipulada individualmente.

A Campanha ainda conta com parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, pasta que presta atendimento a população em geral que pode ter tido contato com Amianto, assim como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, pasta responsável pela comunicação do Poder Público com as empresas do município e que tem ciência das atividades comerciais de cada uma das indústrias de Capivari, parceria essa que facilitará a abordagem de funcionários que podem, possivelmente, ter tido o contato com Amianto em seu ambiente de trabalho no passado.

Para mais informações sobre os atendimentos e ações relacionadas ao combate ao uso de Amianto e prevenção dos sintomas causados, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?