Segunda parcela do 13º salário aumenta intenção de compras no Natal
A intenção subiu de 18% em dezembro de 2011 para 22,7% em dezembro deste ano
Uso da 2º parcela do 13º salário:
Usar para: | 2011 | 2012 |
Pagar dívida | 36,0 | 27,3 |
Poupar | 20,0 | 27,03 |
Comprar presentes | 18,0 | 22,7 |
Não sabe | 10,0 | 11,04 |
Viajar | 10,0 | 9,1 |
Reformar/Construir | 2,0 | 2,3 |
Outros (*) | 6,0 | 2,3 |
* Outros: Estudos, ajudar filhos, formatura, tratamento de saúde, casamento e etc.
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)/Ipsos demonstra que a intenção de compras com o uso da segunda parcela do 13º salário subiu de 18,0% no Natal de 2011 para 22,7% neste Natal. A intenção de pagar dívidas caiu de 36,0% para 27,3% na mesma base de comparação.
“Essa queda é decorrente da antecipação das campanhas de renegociação de dívidas que vem sendo feitas desde setembro desse ano”, afirma Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 30 de novembro, com mil entrevistados, no balcão de atendimento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
A pesquisa demonstra também o aumento da intenção de poupar, que subiu de 20,0% para 27,3% dos entrevistados, apontando que o consumidor está mais cauteloso com relação a imprevistos que possam desestabilizar o orçamento no futuro.
Os dados mostram ainda que a intenção de viajar sofreu ligeira queda, caindo de 10,0% em 2011 para 9,1% em 2012, provavelmente em função da alta do dólar.
Lista de presentes de Natal
Presentes | Porcentagem | À vista | Parcelado |
Roupas e calçados | 74,3% | 69,0% | 31,0% |
Joias, perfumes e cosméticos | 10,8% | 78,0% | 22,0% |
TV | 8,1% | 27,0% | 73,0% |
Celular | 6,8% | 41,0% | 59,0% |
CDs e DVDs | 5,4% | 88,0% | 12,0% |
Eletrodoméstico | 5,4% | 54,0% | 46,0% |
DVD (aparelho) | 4,1% | 78,0% | 22,0% |
Geladeira | 4,1% | 29,0% | 71,0% |
Fogão | 2,7% | 25,0% | 75,0% |
Livros | 2,7% | 97,0% | 3,0% |
Automóvel | 2,7% | 5,0% | 95,0% |
Computador | 1,4% | 34,0% | 66,0% |
Micro-ondas | 1,4% | 61,0% | 39,0% |
Brinquedo | 1,4% | – | – |
Moto | 1,4% | 6,0% | 94,0% |
Tablet | 1,4% | 50,0 | 50,0 |
A lista de presentes é mais uma vez liderada por roupas e calçados, com 74,0% das intenções de compra; e os bens duráveis, somados, representam cerca de 40,0%, incluindo automóveis (2,7%) e motos (1,4%).
Os “presentinhos”, como CDs, livros, brinquedos, perfumes e joias, somam 20,3% das intenções de compras para o Natal. A soma das intenções mostra também que muitos consumidores vão comprar mais de um item para presentear neste Natal.