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Segunda parcela do 13º salário aumenta intenção de compras no Natal

A intenção subiu de 18% em dezembro de 2011 para 22,7% em dezembro deste ano

Uso da 2º parcela do 13º salário:

Usar para:

2011

2012

Pagar dívida

36,0

27,3

Poupar

20,0

27,03

Comprar presentes

18,0

22,7

Não sabe

10,0

11,04

Viajar

10,0

9,1

Reformar/Construir

2,0

2,3

Outros (*)

6,0

2,3

* Outros: Estudos, ajudar filhos, formatura, tratamento de saúde, casamento e etc.

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)/Ipsos demonstra que a intenção de compras com o uso da segunda parcela do 13º salário subiu de 18,0% no Natal de 2011 para 22,7% neste Natal. A intenção de pagar dívidas caiu de 36,0% para 27,3% na mesma base de comparação.

“Essa queda é decorrente da antecipação das campanhas de renegociação de dívidas que vem sendo feitas desde setembro desse ano”, afirma Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 30 de novembro, com mil entrevistados, no balcão de atendimento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

A pesquisa demonstra também o aumento da intenção de poupar, que subiu de 20,0% para 27,3% dos entrevistados, apontando que o consumidor está mais cauteloso com relação a imprevistos que possam desestabilizar o orçamento no futuro.

Os dados mostram ainda que a intenção de viajar sofreu ligeira queda, caindo de 10,0% em 2011 para 9,1% em 2012, provavelmente em função da alta do dólar.

Lista de presentes de Natal

Presentes Porcentagem À vista Parcelado
Roupas e calçados 74,3% 69,0% 31,0%
Joias, perfumes e cosméticos 10,8% 78,0% 22,0%
TV 8,1% 27,0% 73,0%
Celular 6,8% 41,0% 59,0%
CDs e DVDs 5,4% 88,0% 12,0%
Eletrodoméstico 5,4% 54,0% 46,0%
DVD (aparelho) 4,1% 78,0% 22,0%
Geladeira 4,1% 29,0% 71,0%
Fogão 2,7% 25,0% 75,0%
Livros 2,7% 97,0% 3,0%
Automóvel 2,7% 5,0% 95,0%
Computador 1,4% 34,0% 66,0%
Micro-ondas 1,4% 61,0% 39,0%
Brinquedo 1,4%
Moto 1,4% 6,0% 94,0%
Tablet 1,4% 50,0 50,0

A lista de presentes é mais uma vez liderada por roupas e calçados, com 74,0% das intenções de compra; e os bens duráveis, somados, representam cerca de 40,0%, incluindo automóveis (2,7%) e motos (1,4%).

Os “presentinhos”, como CDs, livros, brinquedos, perfumes e joias, somam 20,3% das intenções de compras para o Natal. A soma das intenções mostra também que muitos consumidores vão comprar mais de um item para presentear neste Natal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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