DestaquesRafard

Semana Santa e Páscoa: conheça seus símbolos, origens e tradições

Conhecida como a data em que chocolates são trocados como presentes, a Páscoa possui um significado muito maior para aqueles que seguem o calendário cristão. Afinal, trata-se de uma das festas mais tradicionais do calendário cristão, a qual tem suas origens baseadas tanto na tradição judaica como em elementos pagãos que foram apropriados de povos cristianizados, como os germânicos.

Em Rafard, as comemorações de Páscoa começaram com a Missa de Domingo de Ramos, dando início à Semana Santa, que vai até o Domingo da Ressurreição. E são vários os eventos que marcam essa semana no município, mas antes de falarmos sobre eles, que tal entender um pouco mais sobre essa data?

 

Origem da Páscoa

Como já citado, a Páscoa cristã tem como base a Pessach (passagem em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa, comemorada pelos hebreus, era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.

Para a comunidade cristã, a data é considerada como uma grande festa, sendo até mais importante que o Natal. Isso porque trata-se da ressurreição de Jesus Cristo, o grande mártir da religião.

O feriado religioso acontece sempre em um domingo, e traz consigo diversas simbologias: desde a passagem pela semana santa até a troca de ovos de Páscoa no domingo.

 

Origem da Semana Santa

De forma geral, a Semana Santa reconta a história da Paixão de Cristo, assim como sua morte e ressurreição. Desse modo, conta a trajetória de Jesus Cristo na figura do Messias, enviado à Terra por Deus para auxiliar os humanos.

A trajetória da história da Semana Santa, por sua vez, aconteceu em um período de sete dias, o que faz com que a celebração dure esse tempo até os dias de hoje, fazendo menção a cada uma das etapas a qual Cristo viveu.

Domingo de Ramos: marca o episódio bíblico da chegada de Jesus em Jerusalém. No caso, o nome está associado à saudação com ramos de palmeiras por parte dos seus seguidores.

Segunda-feira Santa: representa os episódios bíblicos mais importantes para o Cristianismo. Como exemplo, pode-se citar o milagre dos peixes e a multiplicação dos pães.

Terça-feira Santa: segue narrando a trajetória de Cristo. Em especial, é celebrado o momento que antecede sua morte e a ressurreição.

Quarta-feira Santa: diz respeito ao momento da traição por parte de Judas Iscariotes, quando ele entrega Cristo às autoridades.

Quinta-feira Santa: dia em que é celebrado o evento do Lava-pés e a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Sexta-feira Santa: relembra a paixão e morte de Jesus Cristo. O feriado nacional se inicia somente nesta data, com exceções em alguns municípios brasileiros. É o único dia da Semana Santa considerado feriado em quase todo o país.

Sábado de Aleluia: dia associado à descida de Jesus à mansão dos mortos. Apesar de não ser ponto facultativo em algumas regiões, há uma vigília na Igreja Católica.

Domingo de Páscoa: é celebrada a ressurreição de Cristo, concluindo a história de sua trajetória, na perspectiva do Catolicismo.

 

De onde veio o coelhinho?

É impossível pensar em Páscoa sem logo lembrar do famoso coelhinho que bota ovos de chocolate, não é mesmo? Principalmente para as crianças, essa é a primeira imagem que se tem da data.

Símbolo de fertilidade, o simpático coelhinho passou a fazer parte da Páscoa por meio de contos criados no velho continente. Uma das narrativas mais conhecidas do mundo conta que uma mulher pobre escondeu ovos coloridos num ninho para entregá-los aos filhos na manhã de Páscoa.

Contudo, quando as crianças descobriram o lugar, um grande coelho passou rapidamente e espalhou os presentinhos, dando aos pequenos a ilusão de que o bicho carregava e distribuía os ovos. Essa é apenas uma das inúmeras lendas relacionadas ao bichinho que é símbolo da Páscoa por todo o mundo.

 

Programação religiosa em Rafard

A programação de Páscoa em Rafard segue normalmente até o Domingo de Páscoa.

Confira a agenda do município e programe-se.

Dia 15/04 – Sexta Feira da Semana Santa – “Celebração da Paixão do Senhor”:

9h00 – Via Sacra nas comunidades Matriz, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.

15h00 – Celebração da Paixão e Morte de Jesus, beijamento da Cruz e comunhão Eucarística, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes. Procissão com a Imagem de Jesus Morto, breve sermão de encerramento. Teatro preparado pelo Grupo de jovens, sobre a Paixão e Morte de Jesus, no Salão Paroquial.

Dia 16/04 – Sábado Santo – “Solene Vigília Pascal”

19h30 – Celebração da Vigília Pascal. Benção do Fogo, benção da água e renovação das promessas batismais.

Dia 17/04 – Domingo De Páscoa – “Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor”

8h00 – Missa na comunidade Nossa Senhora Aparecida; 9h30 – Missa na Matriz Nossa Senhora de Lourdes;

19h30 – Missa na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, encerrando a Semana Santa.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?