Turismo

Vale do Paraíba e Mantiqueira ganham rota gastronômica

Do azeite ao gelato de doce de leite, empreendedores que fazem parte do novo roteiro celebram a culinária local e promovem o turismo regional

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lança nesta quinta-feira (11), a Rota Gastronômica do Vale do Paraíba & Mantiqueira, apresentando ao público 15 empreendimentos expressivos da culinária regional.

O roteiro inclui achados da gastronomia local, o que inclui pequenas cervejarias artesanais, empórios de azeite, produtores de banana, restaurantes especializados em risoto de queijo de cabra e gelato de doce de leite com macadâmia.

Rota Gastronômica Vale do Paraíba Mantiqueira

A ação foi celebrada – e registrada – em um vídeo documentário com a participação do chef Ivan Achcar e será exibida hoje, às 18 horas, e amanhã (12), a partir das 14 horas, no canal do Youtube da Secretaria de Turismo e Viagens.

No encontro, o chef vai falar sobre as oportunidades do turismo gastronômico e da valorização da cultura local com os 15 empreendedores selecionados.

A nova rota tem por objetivo celebrar os produtos regionais, fortalecer a cadeia produtiva da alimentação e valorizar o turismo da região.

“A culinária proporciona um contato genuíno com a história dos destinos turísticos”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz. “A gastronomia sempre foi um dos principais atrativos para quem viaja a lazer”, disse.

Uma equipe técnica mapeou 30 empreendedores locais a partir de critérios como representatividade local, autenticidade, qualidade do produto e facilidade do acesso do turista à produção rural.

Os 15 mais bem avaliados ganharam o vídeo documentário sobre a sua história e processo de produção, além de um vídeo promocional da rota gastronômica.

Os estabelecimentos estão localizados em Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Caçapava, Guaratinguetá, Cachoeira paulista, Cunha, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Piquete, São Francisco Xavier, Potim e Lorena.

No mês passado, o turismo lançou a primeira de sete rotas gastronômicas no Vale do Ribeira, em um total de sete, que vão contemplar 162 municípios paulistas até o segundo semestre de 2022. Saiba mais no link http://www.turismo.sp.gov.br/rotasgastronomicas

O chef Ivan Achcar tem um restaurante há 20 anos na estrada do Horto, em Campos do Jordão, já foi chef na cidade e fundou a Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content