Opinião

E o frio chegou, manso, mas com força

10/06/2014

E o frio chegou, manso, mas com força

Rogério Sousa é estudante de Publicidade e Propaganda e assessor de imprensa da Câmara de Capivari (Foto: Arquivo pessoal)
Rogério Sousa é estudante de Publicidade e Propaganda e assessor de imprensa da Câmara de Capivari (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Rogério Sousa

Com as vantagens e desvantagens que traz para nós, humanos, o frio chegou de vez. E veio com toda força neste ano. O inverno tem início no próximo dia 21 de junho, para alguns uma data de sofrimento, já que não gostam de frio. Para outros, época de ficar em casa, viver a dois e ainda aproveitar cada momento da vida, afinal, com frio ou sem frio, a vida continua.

O inverno é a estação para estar mais próximo dos amigos, nas reuniões em residências, em bares ou lanchonetes, em qualquer parte da cidade, para ter uma boa conversa com os seus. Vale lembrar que nos tempos de Internet e Wi-Fi, é impossível ir com um grupo de amigos a lanchonetes ou restaurantes sem encontrar pessoas com celulares nas mãos teclando. Infelizmente, nessas horas, a Era Digital atrapalha, e muito, pois sempre tem alguém que pergunta se tal lanchonete onde vocês estão reunidos tem o Wi-Fi, para ficar conectado às redes sociais ou agora, na moda, no Whatsapp (eu uso o zap zap, é viciante). Mas creio que criatividade e sinceridade são boas nessas horas. Talvez uma pessoa do grupo peça para desligar os celulares e viverem na realidade e não no mundo digital. Afinal, sair de casa em uma noite fria para se reunir com os amigos e todos ficarem conectados, seria uma saída perdida. Seria mais fácil ficar em casa conversando via facebook ou “zap zap”.

Mas o assunto é o inverno. Ele vem com tudo e sem piedade, principalmente para quem não tem moradia. Moradores de rua são os mais afetados nessa época. Essas pessoas sofrem todos os anos com as baixas temperaturas nos estados do Sul e do Sudeste, e isso, é sempre tema de discussão em programas de TVs e jornais. “O que fazer com essas pessoas?”, perguntamos todos. Também é possível ver os albergues das grandes cidades lotados e com filas para atender os necessitados.

Mas brasileiro é um povo de bom coração, mesmo nos dias de hoje.

Existem pessoas dispostas a doar-se pelo próximo, indo ao encontro desses moradores de rua para doar cobertas, alimento e até mesmo para sentar e ouvir sua história de vida. Essas pessoas precisam mesmo de atenção da sociedade, mas muito mais, e principalmente, do poder público. Observemos que a caridade é mais praticada nessa época do ano. Grupos, igrejas e até mesmo pessoas no anonimato, estão ajudando esses moradores de rua. É possível ver campanhas de agasalhos, para doar aos que mais necessitam. Esse é o povo brasileiro, de coração duro em vários momentos, mas na hora de ajudar, deixa as barreiras do coração caírem.

O frio está ai, chegando devagar, mas com toda força. Resta-nos prepararmo-nos, usando um bom cachecol, uma blusa de lã ou casaco, mas acima de tudo, uma palavra amiga, em gesto de bondade, que aquecem uma vida, no calor de um abraço.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?