Opinião

A Astronomia e a Bíblia – 8

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Leondenis Vendramim

Continuando a descrição da cidade cuja muralha de jaspe, adornada com pedras preciosas de todas as cores, com portas de pérola e piso aurífero polido, tem o trono da divindade. Na visão de João, Deus resplandecia como pedras preciosas e o reflexo colorido formava um arco-íris (Ap. 4:1-3) (arco-íris é símbolo da bondade e misericórdia Gn. 9:13-16). Do Seu trono sai um rio de água pura para manter a saúde dos salvos. De uma a outra margem, há a árvore da vida, cujos frutos e folhas são para a longevidade, produzindo mensalmente (Ap. 21:1-2). Essa cidade será a habitação de Deus, é o santuário, a Igreja. É óbvio, é o lugar de encontro do povo com Deus.

Imaginemos: Deus não é estático, os movimentos de Jesus, do Espírito Santo, dos anjos e das pessoas salvas, todos resplandecendo, verão um jogo de luz refletindo das pedras coloridas, modificando seus matizes: lilás, vermelho, verde, amarelo, roxo, enfim de todas as cores; ao mesmo tempo o resplendor das portas perolizadas e do piso de ouro. Um espetáculo aos olhos! Inenarrável será a felicidade ao contemplar a Jeová face a face, admirar a meiguice, a bondade e o amor de Cristo (Ap. 22:4). Nunca mais haverá dor, enfermidade, contenda, morte, pranto (Ap. 21:4). Você pode idealizar? Não, não pode, diz Paulo. “… as coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam” (1Co. 2:9). Esta cidade, chamada “Nova Jerusalém” e “Noiva do Cordeiro” está no céu. Note a promessa: Ela descerá do céu, como um enorme elevador, e estará aqui na Terra, Deus habitará conosco (Ap. 21:2-3). E Jesus acrescenta: ”… faço novas todas as coisas… Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” Ap. 21:5. Não haverá necessidade de médico, dentista, não haverá problema com vizinhos. Mas, se a cidade virá para se estabelecer neste Mundo, como será a Terra? Já Isaias profetizou que Deus fará novo céu e nova terra (Is. 65:17), Pedro anuiu: “Mas nós segundo Sua promessa, aguardamos novo céu e nova terra”, nos quais habita a justiça” (2 Pe. 3:13).

Os animais serão dóceis “Morará o lobo com o cordeiro, o leopardo com o cabrito… o bezerro, o leãozinho e o animal cevado viverão juntos… A vaca e a ursa pastarão juntas… o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca do áspide e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal, nem dano algum em todo o monte da minha santidade” (Is. 11:4-9).

Não haverá deficientes: “Então os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos dos surdos se desimpedirão… os coxos saltarão como cervo e a língua dos mudos cantará” (Is. 35:5-6). O clima será prazeroso não haverá El Niño ou Niña, nem frio e calor, não teremos brejo, inundações, e desertos: “Águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. A terra seca se transformará em lagos… em mananciais de águas. Nas habitações em que viviam os chacais, crescerá ervas com cana e juncos… e os remidos do Senhor voltarão e entrarão em Sião com júbilo… Gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Is. 35:6-7,10). “Não terão filhos para calamidade” Is. 65:23). Nessa nova Terra as flores não se murcham e os frutos não apodrecem, não haverá mal algum “Edificarão casas e habitarão nelas, plantarão… e comerão dos seus frutos” (Is. 65:23). Nem mesmo haverá lembrança das coisas más ou difíceis pelas quais passamos (Is. 65:17).

Essas e muitas outras promessas bíblicas são inimagináveis. Morando seguros, tranquilos, trabalhando sem cansaço e sem suor, felizes pela eternidade.

Ah! A cada final de mês e a cada sábado, no findar da semana, iremos a essa linda Igreja para adorarmos ao Criador e Mantenedor de todos nós (Is. 66:23). Além disso, cotidianamente receberemos a visita de Deus e dos anjos. Jesus disse: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas… Vou preparar-vos lugar… virei outra vez e vos levarei para mim mesmo…” (João 14:1-3).

Eu creio nessas promessas. Você crê? Fora delas ficarão os medrosos, os incrédulos e os maus (Ap. 21:8). Mas você é convidado especial. Esteja lá.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?