Opinião

Artigo – A importância da mente

Por Leondenis Vendramim - Professor de Filosofia, Ética e História

Fizeram um desfile nas ruas de Londres em homenagem a Isaac Watts, renomado escritor e compositor de mais de 750 hinos. Quando sua carruagem passava uma senhora gritou: “O que você é Isaac Watts?” Ele mandou parar a carruagem e respondeu: “Se eu tivesse o poder de alcançar os polos da Terra ou parar a criação, ainda seria medido pela minha mente, pois a mente é a medida do homem”. Assim é. Você leitor não é medido pelo físico, pela conta bancária, ou posição social, mas pelos pensamentos. Estes ditam os comportamentos e as ações influenciam nos pensamentos. Nossos pensamentos são moldados por aquilo que enviamos à nossa mente pelos 5 órgãos do sentido. O caráter de uma pessoa nunca será maior do que os pensamentos. Assim, cada um deve analisar: o que gosta de assistir, ler, ouvir, manusear, pensar… Os sentidos são os alimentos da mente. Quem a alimenta com cenas de sensualidade, palavras torpes, maliciosas, maledicentes, ira, terá um caráter degenerado, imoral. Não é possível ser honrado, probo e ilibado se nutrirmos a mente com imoralidade, violência e avareza. A mídia consome milhões de dólares produzindo propagandas que prendam os pensamentos (geralmente sensuais) dos leitores ou telespectadores a fim de que consumam seus produtos. Os pensamentos levam à ação.
Platão (427-347 a.C), filósofo grego, ensinava que o homem devia pensar profundamente no bem, na coragem e na justiça para atingir o absoluto, um mundo ideal.
São Paulo disse: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Ro 12:2. Num outro conselho: “As más companhias corrompem os bons costumes” 1Cor 15:33.
O ser humano é um ser com várias dimensões: física, mental, emocional, espiritual, mas de reconhecida integralidade, isto é, não há como separar essas esferas, uma interfere na outra. Assim, ao ver um limão sendo fatiado para chupar, a mente ordena às glândulas salivares que produzam saliva a fim de neutralizar a acidez no estômago. O inverso também é verdadeiro, quando o fígado não está saudável, a mente não funciona bem, a dispepsia impede bons pensamentos. A alimentação também é de suma importância para produção de bons pensamentos; comer muito ou a anorexia exercem muita influência sobre a mente. É importante ter bons pensamentos até para ter boa saúde e ser saudável para ter boa mente. “Mente sã em corpo são”.
Martinho Lutero disse: “Você não pode impedir que os pássaros voem sobre sua cabeça, mas pode impedir que eles façam ninhos nela.” Em outras palavras, não se pode impedir informações malignas, mas fugir delas, evitando maus pensamentos.
Ninguém é tão degenerado que não tenha como se reformar, entretanto necessita-se de luta renhida contra as mas tendências e vícios Transformação de caráter requer domínio próprio.: Paulo escreveu: “Todo aquele que luta em tudo se domina… não como indeciso… Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, ensinando aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. 1 Cor 9:25-27.
Ellen G. White escreveu: “Vossas promessas e resoluções são como palavras escritas na areia. Não podeis dominar os pensamentos, os impulsos, as afeições… O que deveis compreender é a verdadeira força da vontade. Esta é o poder que governa a natureza do homem, o poder da decisão ou de escolha. Tudo depende da reta ação da vontade. O poder da escolha deu-o Deus aos homem: a ele compete exercê-lo” Caminho a Cristo, p 42.
Numa catedral de Milão, Itália, há 3 portas de entrada, No cimo da esquerda está escrito: “Tudo o que agrada dura só um momento” na direita: “Tudo o que aborrece dura só um momento” e na central “Somente o que eterno permanece.”
Todo caminho que conduz ao melhoramento, à moral, à saúde, enfim à regeneração é íngreme e pedregoso. Se você é resoluto, comece já, com galhardia e que Deus lhe dê o triunfo!
Entre em contato com o autor:
[email protected] ou [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?