Opinião

Artigo – Informando a interessados

Denizart Fonseca

Várias vezes temos respondido verbalmente às pessoas que indagam sobre assuntos militares, em especial sobre a atual situação dos pracinhas que estiveram na Itália participando de operações na 2ª. Grande Guerra Mundial e dos que indiretamente nela atuando em Zonas de Segurança no Brasil.
Às que ainda interessadas em saber, civis e mesmo militares, estamos com este artigo procurando resumidamente esclarecer.
Uma vez convocados, os militares das Forças Armadas: Exército a Marinha e Aeronáutica, seguiram para a Itália o Exercito e a Aeronáutica, ficando em patrulha no litoral brasileiro a Marinha de Guerra, assim como alguns efetivos da Artilharia de Costa do Exército, em apoio à Matinha.
Finda a guerra, os Pracinhas retornaram ao Brasil e aos quartéis, onde alguns seguiram a carreira militar e os demais convocados liberados para a vida civil.
Aos não graduados (soldados), tanto os que atuaram na frente de batalha, quanto aos que serviram em regiões consideradas Zonas de Guerra (segurança), a titulo de reconhecimento, foi concedida a pensão idêntica ao do posto de 2º. Tenente.
O fato de estarem os soldados, recebendo o mesmo vencimento (linguagem militar), igual ao de Oficial, não lhes dá o direito de se titularem como tal, passiveis de penas disciplinares os que assim procederam.
Há, no entanto os que já na graduação de Sub-Oficiais na Aeronáutica, Sub-Tenentes no Exército e o equivalente na Marinha de Guerra, tenham sido promovidos ao Posto de 2º. Tenente por Serviço de Guerra e em alguns casos, a 1º. Tenente sendo Reformados por motivo de saúde.
Todo militar, cujo mérito é analisado pela Junta de Promoções, uma vez aprovado, recebe a Carta Patente do posto, assinada pelo Presidente da República e em sua Carteira de Identidade Militar (há também a civil), sua condição (Ativo ou inativo), nome, Posto e Especialidade.
Não é ao inativo, permitido o uso do uniforme completo, podendo, no entanto, se apresentar ao ser convidado para solenidades cívicas ou militares, com uma peça que identifique a Arma que pertence.
Quando somos inquiridos sobre esse assunto, além das explicações fornecidas, colocamos e continuam a disposição para ser vista pelos interessados, a nossa Carta Patente que, para nosso orgulho, foi assinada pelo então Presidente da República Brasileira: Dr. Jânio da Silva Quadros.
Oportunamente, também a título de tirar dúvidas e orientar os leigos no assunto, publicaremos um quadro demonstrativo da hierarquia nas Forças de Terra, Mar e Ar.

Mudando de conversa
Insistimos no assunto “Imagem negativa de Rafard”, onde todos, moradores ou de passagem, notam o aspecto deprimente, de suas ruas abandonadas, demonstradas pelo amontoado de lixo nas ruas por mais de uma semana, veículos estacionados ostensivamente sob placas proibitivas, transgressões no trânsito, etc. etc.
Quanto às placas destinadas à orientação do Trânsito, considerando a sua não obediência por maus motoristas, a solução seria retirá-las, pois assim não haveria motivo para reclamações, após os consequentes acidentes.
Deixamos bem claro que o nosso objetivo, nestas críticas construtivas, é colaborarmos com a administração desta cidade onde residimos. Que não somos contra as pessoas, mas, repudiamos os erros por elas vem cometendo ao se esquecerem de que “é sempre tempo para se corrigir as falhas cometidas” e que, “errar é humano, permanecer errando é burrice”!
Continuamos com a consciência tranquila pelo dever cumprido.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?