Opinião

Calor excessivo prejudica sono e produtividade

Shigueo Yonekura é especialista em sono e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)

Artigo | Shigueo Yonekura

Durante o dia já é difícil enfrentar o calor, mas se a alta temperatura persistir na madrugada o sono pode ser prejudicado, o que compromete ainda mais o organismo.

O sono no calor intenso tende a ser superficial e a pessoa pode despertar várias vezes durante a noite. As consequências de noites mal dormidas aparecem no dia seguinte, com falta de concentração, queda na produtividade, cansaço, irritabilidade e até dor de cabeça.

Para atingir níveis profundos de relaxamento, o cérebro precisa baixar a temperatura do corpo e o calor faz o organismo gastar mais energia para se desligar. O esforço pode consumir boa parte das energias necessárias para enfrentar o dia seguinte de trabalho.

Os efeitos de noites mal dormidas a longo prazo podem ser ainda mais graves. Quando ficamos várias noites com o sono privado a depressão, obesidade e problemas cardiovasculares podem ocorrer. O problema também pode provocar apneia do sono, ronco, hipertensão e derrame.

A temperatura ideal do quarto para dormir deve estar em torno de 22°C, mas o conforto térmico varia de pessoa para pessoa. Para não prejudicar o sono, o ideal é preparar o ambiente antes de dormir. Para ajudar o corpo a relaxar ao máximo e conseguir descansar as dicas são: tomar um banho morno, vestir um pijama leve, manter o local escuro e arejado. Ar condicionado e ventiladores são aliados para deixar a temperatura mais agradável.

E caso seja surpreendido por uma noite de insônia, evite ficar às voltas na cama tentando dormir. Olhar para o relógio também não ajuda. A dica é levantar e fazer algo tranquilo para ficar sonolento. Entre as alternativas estão ler um livro, mas nada relacionado à profissão. Voltar para a cama quando sentir que realmente tem condições de dormir é a melhor saída.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?