EditorialOpinião

Coincidências

casas populares rafard
Foto: Diego Ramos/HD Foto e Vídeo/Especial para O Semanário

A angústia chegou ao fim para 76 famílias rafardenses, que na última terça-feira, 20, receberam as chaves das suas casas, no Conjunto Habitacional Lurdes Abel. Outras 70 ainda aguardam ansiosas a sua vez. Quiçá, o mais breve possível.

Algum sábio já disse que “superar é preciso; seguir em frente é essencial; olhar para traz é perda de tempo; passado se fosse bom era presente”. No entanto, é triste ver que depois de tanto sofrimento causado a essas famílias, que durante anos sonham com a casa própria, depois de tantas promessas, informações desencontradas, polêmicas etc, o Governo do Estado tenha coragem de vir até Rafard, fazer um evento político de entrega e sequer pedir desculpas por todo ocorrido.

Até parece que nada de errado aconteceu.

Enfim, agora, é aguardar que o restante das famílias receba suas moradias e a visível divisão territorial fique no passado.

Coincidência ou não, na quarta-feira, 21, foi comemorado o Dia Nacional da Habitação, alusivo à criação do antigo BNH, nessa data, há 55 anos, em 1964, quando se iniciava o regime militar.

Desde então, sucederam-se governos e planos, como o Programa de Arrendamento Residencial (FHC) e Minha Casa Minha Vida (Lula), além de iniciativas estaduais e municipais. Nada resolveu.

O Brasil segue com crescente falta de moradias e grande número de famílias morando em condições inadequadas.

Os dados são taxativos: pesquisa recém-divulgada, realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), indica que o País bateu o recorde de déficit habitacional, que aumentou 7% entre 2007 e 2017, chegando a 7,78 milhões de moradias.

Triste realidade!

Mais ainda há o que comemorar. A justa homenagem à Lurdes Abel Ribeiro Guimarães foi aprovada por unanimidade. Dona Lurdes, como era carinhosamente conhecida na comunidade, vai dar nome ao novo empreendimento rafardense.

A última quinta-feira, 22, marcou 8 anos da morte de dona Lurdes, vítima de um infarto aos 95 anos, em agosto de 2011.

Com certeza, ela trará muita paz, fé e felicidade a todas as famílias.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?