Opinião

Cônego Luiz Talassi

Padre Antônio Carlos D’Elboux é pároco de Rafard (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux

Faleceu no dia 23 de fevereiro de 2014, domingo, por volta de 08h, no Hospital Unimed de Capivari, o Cônego Luiz Talassi, com 91 anos de idade e 66 anos de sacerdócio. Era o decano do Clero Diocesano de Piracicaba e morador em Rafard. Era filho do casal Elvira Thomazini Talassi e Oscar Talassi, tendo nascido em Rafard, que na época pertencia à Capivari, aos 18 de junho de 1922. Desde pequeno foi coroinha na Paróquia N. Sra. de Lourdes e com 10 anos ingressou no Seminário Menor de Campinas. Depois foi para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Escolhido por Dom Paulo de Tarso Campos, bispo de Campinas, foi enviado para terminar os estudos teológicos em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado padre em Roma, aos 05 de abril de 1947, por Dom Luigi Traglia, vice-gerente da Diocese. Continuou os estudos, doutorando-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, no ano de 1949, onde apresentou a dissertação sobre “A doutrina do Padre Feijó e suas relações com a Sede Apostólica”. No período em que morou em Roma, ficou, por três anos e meio, no Colégio Pio Brasileiro e depois, para facilitar o acesso ao local de estudos, por um ano e meio, no Colégio Romano.

De volta ao Brasil, foi nomeado por Dom Ernesto de Paula, primeiro Bispo de Piracicaba, Coadjutor do Padre Alécio Adani, Pároco da Paróquia São João Batista, em Capivari, onde permaneceu por nove meses. Depois foi nomeado Vigário Auxiliar do Monsenhor Manoel Rosa, Cura da Catedral de Piracicaba, onde ficou por um ano e meio. Em seguida foi nomeado Pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário, de Charqueada, onde realizou um grande trabalho por mais de 32 anos, construindo inclusive o Hospital da cidade e sendo professor e diretor da Escola Estadual Benedito Dutra Teixeira. Na Cúria Diocesana de Piracicaba foi por muitos anos o Juiz Auditor, acompanhando os processos, principalmente os de anulação de casamento.

Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, segundo Bispo de Piracicaba, concedeu-lhe o título eclesiástico de Cônego. Dom Eduardo Koaik, terceiro Bispo de Piracicaba, o nomeou Pároco de Rafard, onde tomou posse em 17 de novembro de 1985 e permaneceu até 31 de janeiro de 1998, quando passou a ser Pároco Emérito, continuando a residir em Rafard, juntamente com sua irmã Oscarlina, onde atendia confissões, era diretor espiritual de várias pessoas e procurado por eclesiásticos diante de situações que precisavam de esclarecimentos na área do direito canônico.

Seu velório aconteceu na Matriz N. Sra. de Lourdes, em Rafard. com bastante participação popular. A Missa Exequial, no dia 24 de fevereiro, segunda-feira, foi presidida por Dom Fernando Mason, quinto Bispo Diocesano de Piracicaba e concelebrada por vinte Padres. As orações da encomendação foram presididas pelo Mons. Agnaldo Rogério dos Santos, Vigário Geral da Diocese de Piracicaba e o sepultamento foi no Cemitério São Judas Tadeu, em Rafard, no túmulo de sua família e presidido pelo Pe. Antônio Carlos D’Elboux, atual Pároco de Rafard.

A missa de sétimo dia será no sábado, dia 01 de março, na Matriz N. Sra. de Lourdes, às 17h. Que Deus acolha o Cônego Luiz e ele, de junto de Deus, interceda por todos nós rafardenses e pelas pessoas que em vida privaram de sua amizade e de seus serviços sacerdotais. Tão logo fique pronto, nosso Salão Paroquial terá perpetuado seu nome, como gratidão de nossa Paróquia por tudo que o Cônego Talassi nos fez.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?