Região

Conheça o vereador da sua cidade

Série ‘Meu representante’ | Mariane Messias, Doca e Dú Bombonatti participam nesta edição

As entrevistas que tratam sobre a história e atuação dos vereadores das cidades de Rafard, Capivari e Mombuca continuam.

Nesta edição, a entrevistada é a primeira mulher presidente da Câmara de Mombuca, vereadora Mariane Caroline Messias, e os dois vereadores, Luiz Antônio Ferreira Brito (Doca), de Rafard, e o presidente da Câmara de Capivari, José Eduardo Bombonatti (Dú).

mariane-mombuca
Mariane Caroline Messias, vereadora e primeira mulher presidente da Câmara de Mombuca (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

Mombuca

Mariane Caroline Messias, tem 29 anos, solteira, trabalha como oficial de escola e foi eleita em 2020, a primeira mulher presidente da Câmara de Mombuca.

A jovem está filiada ao partido Solidariedade. Já foi candidata a vereadora em 2016, mas não obteve os votos suficientes. Em 2020, foi eleita com 105 votos.

Mariane trabalha na área de Educação há nove anos e tem formação em Engenharia de Controle e Automação.
Para a presidente do Legislativo mombucano, o trabalho do vereador é o de levar as necessidades da população até o Executivo, além de fiscalizar as ações do governo, em defesa do bem comum dos munícipes. Ela afirma que o município possui diversas necessidades que precisam ser atendidas, e para isso acredita no bom trabalho do Legislativo e Executivo.

A jovem vereadora diz com convicção que ama Mombuca, e que a experiência, como presidente da Casa de Leis, está sendo gratificante, uma vez que, através desta conquista, Mariane acredita que ocupar um cargo como este no Legislativo é um avanço importante para o espaço da mulher na política.

doca-rafard-vereador
Luíz Antonio Ferreira Brito (Doca), vereador eleito pelo segundo mantado em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rafard

Ele é conhecido como Doca. Aos 60 anos, Luiz A. Ferreira Brito está em seu 2º mandato. Eleito com 210 votos, ele também foi vereador de 2013 a 2016, e agora, filiado ao PTB, segue por mais quatro anos no Legislativo rafardense.

Ainda bem jovem, aos 22 anos, Doca veio para Rafard. Casado há 41 anos, pai de 3 filhos e avô de 5 netos, ele é o fundador do Rancho do Cowboy, que promove diversas atividades ligadas ao mundo do cavalo.

Por conta da pandemia, os eventos do Rancho estão suspensos, mas desde 1999, o grupo realiza o tradicional desfile de cavaleiros, o jogo da saia, a malhação do Judas, a Romaria para Pirapora, a festa junina, a Festa do Costelão e a Festa do Dia do Trabalhador.

O vereador também realizou diversos eventos esportivos enquanto esteve à frente dos cuidados com o campo de futebol do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, trabalho que seguiu por 15 anos.

No Legislativo, Doca diz ser defensor da qualidade na Saúde, do atendimento do Serviço Social e das atividades de Esporte, Cultura e Lazer, assim que forem retomadas, após a pandemia.

José Eduardo Bombonatti (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
José Eduardo Bombonatti (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

Capivari

José Eduardo Bombonatti (Dú), empresário, 40 anos, é o atual presidente da Câmara de Capivari. Ele nasceu em Ribeirão Branco, mas logo depois sua família já se mudou para Capivari.

Dú é casado e tem três filhos. Está filiado ao partido Republicano e foi eleito pela primeira vez vereador com 620 votos. Ele afirma que o foco do seu mandato são as áreas da saúde e da geração de empregos, setores importantíssimos para a cidade, mas que estão abandonados há anos, segundo o vereador.

Para o presidente da Câmara, o mais importante é que o vereador trabalhe junto com o povo, conversando com as pessoas e visitando os bairros para conhecer a realidade do município.

Um de seus projetos frente à Câmara Municipal de Capivari é o de informatizar 100% os serviços do Legislativo, para obter mais economia, principalmente no uso de papel, e mais agilidade em todo o processo interno das demandas administrativas.

Dú Bombonatti acredita que nos dias atuais, a principal necessidade de Capivari, é a oferta de emprego. O vereador afirma que o município precisa trazer novas empresas para aumentar a oferta de vagas de trabalho e a arrecadação do município.

Ele finaliza dizendo que seu trabalho como vereador só está começando, mas que sua atuação junto à comunidade já ocorre há anos. “Vou fazer o que estiver ao meu alcance para colaborar com o avanço desta cidade que tanto amo”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?