CapivariNotícias

Defesa Civil inicia Operação Verão

08/12/2014

Defesa Civil inicia Operação Verão

Plano de Ação Imediata define cuidados e gerenciamento para casos de enchentes e outros desastres entre 1º de dezembro e 31 de março
Elaborado pela Defesa Civil, Pai define ações de prevenção e gerenciamento para casos de enchentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Elaborado pela Defesa Civil, Pai define ações de prevenção e gerenciamento para casos de enchentes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – A Defesa Civil iniciou na última segunda-feira, 1º de dezembro, a Operação Verão 2014/2015. Os trabalhos são norteados pelo Plano de Ação Imediata (Pai), que define ações de prevenção e gerenciamento em casos de enchente e outros desastres naturais. A ação acontece até dia 31 de março, período com maior incidência de chuvas.

“O objetivo da Defesa Civil, em união com as diversas secretarias municipais e parceiros, é empregar, em atendimento ao Pai, todas as ações necessárias de combate às enchentes e outros danos eventualmente causados pelas intempéries”, explica o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza.

De acordo com ele, as medidas preventivas consistem no acompanhamento de índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo. A Defesa Civil trabalha com uma escala de monitoramento que passa por quatro níveis e cada um exige ações específicas: 1 – estado de observação (até 80 mm, acompanhamento dos índices pluviométricos); 2 – estado de atenção (a partir de 80,1 mm, vistoria de campo nas áreas anteriormente identificadas); 3 – estado de alerta (após vistoria, remoção preventiva da população das áreas de risco); e 4 – alerta máximo (remoção de toda a população que reside em áreas de risco indicadas por vistorias da Defesa Civil).

Souza informa que, para casos de emergência, a população tem à disposição um plantão de atendimento com quatro telefones: 199 e 3492-3186 (Defesa Civil) ou 153 e 3491-1311 (Guarda Municipal).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?