Mais uma vez, estamos para celebrar o Dia da Bíblia, comemorado pela Igreja Católica no último domingo de setembro. Nas celebrações e na Catequese das Crianças e dos Jovens, durante todo este mês foi destacado o grande valor da Bíblia na caminhada do povo. A Palavra de Deus quer ser comunicada a todas as pessoas para que elas conheçam a Deus e nele acreditem. A Bíblia Católica contém 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Jesus é o centro da Bíblia Sagrada. O primeiro livro da Bíblia é o Gênesis, que relata a história da criação. O último livro da Bíblia é o Apocalipse, conhecido como o Livro da Revelação. Os autores bíblicos são muitos, mas todos eles inspirados pelo próprio Deus.
A Bíblia é o livro mais divulgado no mundo inteiro. Ela foi escrita nas línguas hebraica, aramaica e grega e durou cerca de 1.000 anos para ser escrita. São Jerônimo foi o tradutor da Bíblia para a língua latina, tradução essa conhecida como Vulgata. Hoje a Bíblia está traduzida em cerca de 2.000 línguas ou dialetos. O Antigo Testamento está dividido em Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos e Livros Proféticos. O Novo Testamento está dividido em Livros Históricos (os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos), Cartas dos Apóstolos (em um total de 21 e sendo o maior número delas de São Paulo) e Livro Profético (o Apocalipse, também chamado Livro da Revelação).
A Bíblia Católica difere da Bíblia Protestante porque quando Lutero traduziu a Bíblia para a língua alemã, ele omitiu alguns livros que iam contra a sua maneira de pensar e os considerou apócrifos, ou seja, livros não inspirados por Deus. Tais livros são: Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite e 1º e 2º Macabeus. A Bíblia Católica sempre traz em suas primeiras páginas as palavras latinas imprimatur (seja impresso) e/ou nihil obstat (nada impede), com a assinatura de uma autoridade eclesiástica, geralmente o bispo do local onde ela foi impressa. As traduções católicas mais recentes trazem as palavras “com aprovação eclesiástica” no lugar das palavras latinas.
As citações bíblicas são feitas na seguinte ordem: abreviatura do livro, capítulo e verso ou versículo. Um exemplo: Lc 4, 4 quer dizer, Evangelho de Lucas, capítulo quatro, verso quatro. A vírgula separa o capítulo do verso. Quando tem um ponto, quer dizer que se pula algum versículo ou alguns versículos. Quando se usa o traço, quer dizer que vai de um versículo até o outro citado inclusive. Quando se usa ponto e vírgula, quer dizer que existe também outra citação do mesmo livro. Ao usar, após um verso, a letra s, quer indicar também o versículo seguinte. Ao se usar, após um verso, as letras ss, quer indicar que se tratam dos versos imediatamente após o versículo citado.
Para incentivar nossas crianças e adolescentes da Catequese e os jovens que se preparam para o sacramento da Crisma e os que fazem parte dos Grupos de Jovens de nossa Paróquia organizamos uma Gincana Bíblica que será realizada amanhã, dia 24, na Capela Santo Antonio e em duas etapas. Às 9h para crianças e adolescentes e às 16h para os jovens. Os quadros, as frases sobre a Bíblia e os refrões bíblicos serão apresentados em todas as missas deste final de semana: às 19h30 no sábado e no domingo, em nossa Matriz. No domingo, às 8h na Capela Aparecida e às 9h30 na Capela Santo Antonio. Vamos ler e meditar a Bíblia Sagrada, entrando em sintonia com o próprio Deus.