Opinião

Frio favorece o sono

27/06/2014

Frio favorece o sono

Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)
Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)

Artigo | Por Shigueo Yonekura

A vontade de ficar mais tempo na cama aumenta quando esfria. O desejo de dormir um pouco mais está ligado à baixa na claridade, já que os dias são mais curtos e as noites mais longas, à procura por lugares mais protegidos e aconchegantes, além do metabolismo que fica menos acelerado. Mas será que o nosso corpo realmente necessita de mais horas de sono no outono e inverno?

O sono não aumenta quando a temperatura diminui, é apenas impressão. O período de sol mais curto e o conforto da cama faz com que as pessoas sintam vontade de ficar mais tempo deitadas, é uma sensação de aconchego, mas não há necessidade biológica.

E quem costuma ter problemas de sono, como demorar para dormir ou acordar várias vezes à noite, encontra menos dificuldades com o clima mais ameno. Quando dormimos a nossa temperatura corpórea cai naturalmente para 1 grau a menos, vai para 35 graus, e com o clima mais frio, conseguimos manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Já no calor, fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa.

Mas é preciso lembrar que a pessoa precisa estar coberta no frio para não perder muito o calor do corpo e despertar. Temperatura abaixo de 17 graus e calor acima de 27 graus causa perturbações no sono.

Cada pessoa tem seu tempo ideal de sono, que varia conforme a idade. A maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas por dia. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes cerca de nove. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê.

Mas é fundamental considerar que a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas para garantir disposição no dia a dia.

O sono é determinante para a qualidade de vida, deixa a pessoa mais disposta, melhora o rendimento na escola e no trabalho, ajuda no bem-estar, o sistema imunológico fica mais resistente, ajuda no humor e melhora a concentração.

Para uma boa noite de sono, a recomendação é estabelecer um horário regular para se deitar e despertar; ir para a cama somente na hora de dormir; optar por um ambiente saudável e livre de ruídos; não fazer uso de álcool próximo ao horário de deitar e de medicamentos sem orientação médica; não exagerar no consumo de café, chá e refrigerante; não praticar exercícios físicos em horários próximos à hora de dormir; jantar moderadamente e em horário regular e adequado, fazer atividades repousantes e relaxantes antes de dormir, e não levar problemas para a cama.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?