NotíciasRegião

Lei prevê mudanças para Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas

25/07/2014

Lei prevê mudanças para Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas

Alterações entram em vigor em 2015, porém, empresas devem se adequar ainda neste ano
Foto: Afonso Lima/SXC
Foto: Afonso Lima/SXC

NACIONAL – No dia 15 de maio foi publicada a Lei nº 12.973, que prevê mudanças na apuração do Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ), na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), na Contribuição para o PIS/Pasep e na Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

De acordo com o consultor da Award Brasil, Edson Leão, a nova lei, que passa a valer em 2015, também revoga o Regime Tributário de Transição (RTT), instituído em maio de 2009, que tinha como objetivo promover a neutralidade tributária das alterações trazidas pela convergência aos padrões internacionais de contabilidade.

Ou seja, segundo ele a partir de agora a legislação tributária está alinhada à societária e às normas contábeis internacionais, eliminando o conceito de dupla contabilidade – balanço societário e balanço fiscal. “Por enquanto, a mudança é opcional, mas é importante que as empresas se adequem neste ano, para que em 2015 não haja problemas”, diz.

Leão conta, ainda, que uma das principais alterações propostas pela lei é com relação à tributação da pessoa jurídica domiciliada no Brasil, relativa ao acréscimo patrimonial decorrente da participação em lucros auferidos no exterior, por controladas e coligadas. “Um profissional contábil estará apto a auxiliar qualquer empresa e orientá–la sobre a forma correta de realizar os trâmites legais”, afirma o consultor.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?