Opinião

Longevidade, um desafio para a Ciência – 3

Por Leondenis Vendramim - Professor de Filosofia, Ética e História

A revista Veja (15/06/2011) trouxe uma entrevista com o biólogo e gerontologista Dr Aubrey David Nicholas Jasper De Grey que tem a ideia fixa de viver até ultrapassar a idade de Matusalém (viveu 969 anos) e atingir um milênio. Ele tem, hoje, 50 anos, Diz Aubrey: “Acredito sinceramente que o primeiro (homem) a chegar aos mil anos, não só já nasceu como está na casa dos 65, 70. Temos 50% de chances com os avanços dos estudos a respeito da degenerescência das células, de estender a vida humana a 200 anos até 2030-2040”. O gerontólogo elaborou um plano chamado SENS (Strategies for Engineered Negligible Senescence); ou Estratégias da engenharia para a senescência desvalida. Para Dr Aubrey não morreremos mais de enfermidades como câncer ou outras quaisquer, apenas de acidentes, suicídios, homicídios. O cientista ainda vai além ao dizer que o Sens, (os processos medico biotecnológicos) dar-nos-ão um rejunescimento e aparência de 25 anos. Um jornal inglês comentou de forma jocosa: “Você não saberá se estará paquerando uma pessoa de 25 ou de 250 anos! No futuro todos teremos aparência física oscilando entre 20 e 25 anos!”
Se você está interessado (angel) em ter vida matusalênica, considere as 10 sugestões dos cientistas americanos: Lewis Terman da Universidade Stanford, Howard Friedman e Leslie Martin da Califórnia, que consta no livro Longevity Project:
1-Pensamento positivo reduz o estresse e prolonga a vida, mas cuidado o otimismo pode levar ao hábito de fumar e beber o que abrevia o percurso vital.
2- Mantenha-se em forma, porém com exercício agradável, nada imposto. Conserve-se ativo na meia idade (40 anos).
3- O divórcio é a antessala de enfermidades causadas pela solidão, em maior número para homens do que para as mulheres.
4- Tenha algum hobby: boa leitura, culinária, jardinagem, desde que prazeroso.
5- Trabalho com zelo, sem exagero prolonga a vida. Não mudar muito de emprego.
6- Temperança em tudo produz saúde, felicidade e serotonina extra para o cérebro.
7- Ser religioso: orar, frequentar uma igreja, estar entre amigos dá longevidade. Assistir cultos pela TV não ganha tempo extra, por ser solitário.
8- Ser espontâneo, alegre e responsável desde a infância. Dê tarefas ao seu filho desde os primeiros anos.
9- Altruísmo é vida. Valorize o cuidar dos outros muito mais do que eles de você.
10- Os maus morrem antes. Os bons vivem com dignidade que os faz dormir bem.
Notem, os leitores, num breve paralelo, que a ciência confirma as orientações bíblicas.
1-O coração alegre formoseia o rosto, mas o espírito abatido leva à morte. Prov 15:13
2- O preguiçoso morre porque se recusa trabalhar. Prov 21:26 (Linguagem de Hoje).
3- Disse o Deus eterno: Não é bom que o homem viva só. Farei para ele alguém que o ajude como se fosse sua outra metade. Gen 2:18 (L. de Hoje).
4- Deus pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele e nele plantar. Gn 2:15.
5- Guarde o sábado que é um dia santo, como Eu, o Deus Santo, mandei. Faça todo o trabalho em seis dias, mas o sétimo dia da semana é dia de descanso, dedicado a mim. Não faça nenhum trabalho… nem seus filhos… nem seus servos nem seus animais… Assim como você descansa também eles devem descansar. Deut 5:12-14
6- Exorta a velhos e crianças que sejam temperantes, respeitáveis sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Tit 2:2. Nós, porém, sejamos sóbrios em tudo… 1Tim 5:8
7- Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união (frequentar igreja). Sal 133:1
8- A criança entregue a si mesma envergonha sua mãe. Prov 29:15
9- A alma generosa prosperará. Prov 11:25
10- (O que é sábio e faz o bem) quando se deita, o seu sono será suave! Prov 3:24 Tire suas conclusões, Bondade, honestidade e trabalho dignificam o homem e lhe dá largura de vida. A ociosidade semeada na adolescência floresce na juventude e apodrece nas penitenciárias. Aos meus leitores, vida longa com as bênçãos de Deus.

Entre em contato com o autor:
[email protected] ou
[email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?