Região

Mais de cem empresários da região de Indaiatuba participam do lançamento de programa gratuito de digitalização para indústrias

Fase piloto da Jornada de Transformação Digital trouxe ganhos de até 50% na produtividade das indústrias participantes

Cento e cinquenta empresários e gestores de indústrias da região de Indaiatuba participaram nesta sexta (08), do lançamento da Jornada de Transformação Digital, programa que pretende beneficiar 40 mil empresas paulistas do ramo industrial nos próximos quatro anos.

A jornada é de graça e oferece suporte às indústrias para modernizarem seus processos de produção, com o suporte de consultores especializados. O projeto é uma iniciativa conjunta da Fiesp, do Ciesp, do Sebrae e do Senai.

Foto: Reprodução internet

Ao todo, a jornada é dividida em oito etapas que ajudam a repensar desde estratégias de as negócios das empresas até a integração e controle da produção, por meio da tecnologia. Na fase piloto do programa, as empresas participantes chegaram a aumentar em até 50% a produtividade.

“Nós sabemos que 50% a mais na produtividade tem muito impacto na vida de uma empresa.

É a diferença entre vender e não vender, entre ter lucro e não ter”, afirmou Rafael Cervone, presidente do Ciesp, que esteve presencialmente em Indaiatuba e fez a abertura do evento acompanhado pelo diretor regional do Ciesp, Sérgio Wolf.

Já o diretor do Senai-SP, Ricardo Terra, explicou aos empresários como surgiu a ideia da jornada. Segundo ele, estudos apontam que a baixa maturidade tecnológica e a dificuldade de traçar estratégia de transformação digital são algumas das principais “dores” citadas pelas indústrias, ao lado da falta de mão-de-obra capacitada e da falta de fonte de recursos para financiamentos de melhorias.

“A pandemia acelerou o movimento digital. As empresas nos relatam que o que antes era uma intenção acabou se tornando uma pressão do mercado. O mundo ficou digital durante no cenário da pandemia”, afirmou Terra.

Segundo o diretor regional do Senai-SP, o atendimento é customizado e individual. O tempo de duração varia de acordo com o nível de maturidade e conforme o nível de dedicação das empresas.

O empresário Rafael Fréo, da empresa Hyperion Móveis Planejados, que participou da fase-piloto da jornada contou que sentiu a pressão para melhorar a produtividade e que houve uma transformação cultural em sua empresa. Todos os funcionários, um grupo de oito pessoas, e até o próprio pai de Rafael passaram pelos treinamentos do Senai.

“O processo de consultoria e apresentação deixou tudo muito claro para onde a gente estava caminhando. A compreensão e o engajamento de todos foi fundamental”, disse.

Agenda

Indaiatuba é a 4ª cidade a receber o lançamento da jornada fora da capital. Anteriormente, o lançamento já havia acontecido em Rio Claro (10/06), Botucatu (1º/07) e São José dos Campos (06/07).

Em agosto, o roadshow, evento itinerante que apresenta a jornada às empresas locais, chegará a mais três cidades paulistas: Sorocaba (12), Campinas (16) e Santos (30).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?