CapivariDestaques

Mais de mil candidatos devem fazer a prova do Enem em Capivari

Em 2019 foram três escolas, agora serão quatro, para evitar aglomerações; estudantes têm ano atípico com EAD e estudos para o exame nacional

Domingo (17) acontece a 1ª etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em todo o país. As provas são relativas ao Enem 2020, que por conta da pandemia foi adiado no final do ano passado.

Capivari é um dos polos de aplicação do Enem, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). São esperados mais de 1.300 candidatos ao Exame, com inscrições do município e das vizinhas Rafard, Mombuca, Elias Fausto, Rio das Pedras e Monte Mor.

Boa parte das inscrições são de alunos que encerraram o Ensino Médio e, agora, buscam no ENEM uma oportunidade para ingressar no Ensino Superior.

De acordo com dados do Inep, em 2019, foram três escolas selecionadas em Capivari. Já agora, em 2021, serão quatro, para garantir o distanciamento com o menor número de alunos por sala, que deve ser de 15 a 20 no máximo.

As escolas selecionadas foram a EAC – Escola Alegria de Crescer -, a Escola Municipal Augusto Castanho e as estaduais Padre Fabiano e Maria Januária.

O Enem acontece em duas etapas, com o segundo domingo de prova marcado para 24 de janeiro. No primeiro domingo (17), os estudantes terão 5 horas e meia para fazer a prova, já no segundo domingo, serão 5 horas.

Os candidatos também devem seguir as regras de prevenção a COVID, usando máscaras e evitando as aglomerações. Os portões das escolas serão abertos mais cedo, ao meio dia, e às 13h terão início as provas. Uma das orientações aos candidatos, é que a folha de resposta deve ser preenchida com caneta preta.

lara-kaylane-silva-estudante-capivari-enem
Estudante de Capivari, Lara Kaylane C. da Silva, vai prestar a prova do Enem neste domingo (Foto: Arquivo pessoal)

O sonho da Fisioterapia

Desde março de 2020, estudantes do último ano do Ensino Médio, como a Lara Kaylane C. da Silva, de 17 anos, residente em Capivari, tiveram que se adaptar ao Ensino a Distância e ainda se preparar para as provas do Enem.

“Foi um ano difícil, pois tenho dificuldades com o estudo à distância. Mesmo assim, com a ajuda da minha irmã mais velha, eu consegui fazer um cronograma para me preparar para o Enem”, conta Lara, ao explicar que estudava uma matéria por semana, e aos sábados e domingos, revisava e respondia as questões de provas anteriores do Enem.

Lara se diz ansiosa com as provas deste domingo e espera conquistar bons resultados no Enem para garantir uma vaga no Curso Superior de Fisioterapia. Seu sonho é atuar em Fisioterapia Infantil. Ela concluiu o Ensino Médio na Escola Maria Januária, em Capivari, e vai fazer o Enem na EAC.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?