Opinião

Nossa Senhora dos Prazeres

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

A devoção à Nossa Senhora dos Prazeres tem sua origem em Portugal, na cidade de Alcântara, na Chácara dos Condes da Ilha. Nossa Senhora aparece sobre um poço e as pessoas doentes que bebem da água que jorra daquela fonte ficam curadas. E Nossa Senhora se manifesta a uma menina e pede que seja feita naquele local uma igreja e que ela seja invocada ali com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Alegrias. Seu título contempla as sete grandes alegrias na vida de Maria Santíssima. A primeira alegria é o anúncio do Anjo Gabriel de que Nossa Senhora foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. A segunda fala da visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel, que estava grávida de João Batista e que saúda sua prima, que traz em seu ventre o Salvador.
A terceira alegria é o nascimento de Jesus na Gruta, em Belém, no meio de pastores e animais, saudado por coros angelicais. A quarta alegria é a visita dos Magos, vindos do Oriente, ao Deus Menino. Trazem presentes que simbolizam a vida de Jesus: o ouro mostra que a criança é toda poderosa; o incenso representa o louvor que ela sempre merece da parte das pessoas; e a mirra, antevê seus sofrimentos.
A quinta alegria medita sobre o encontro de Jesus no Templo, no meio de doutores, após ter ficado perdido por três dias da vista de Maria Santíssima e de São José. A sexta alegria apresenta por tema a Ressurreição de Jesus, principal mistério da nossa fé. Jesus morre, mas, após três dias, ressuscita para nunca mais morrer e chama todos nós para fazermos parte da sua divindade.
A sétima alegria tem duas versões. Uma delas contempla Nossa Senhora levada ao céu em corpo e alma, sendo coroada pela Trindade Santa como Rainha do céu e da Terra. A outra, fala da vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos em Pentecostes, quando todos estavam trancados na mesma sala onde aconteceu a Santa Ceia, na qual Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio e onde ele lavou os pés de seus apóstolos.
Em Piracicaba, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é celebrada em 15 de agosto, mas em outros lugares ela é comemorada em 27 de agosto ou no domingo após a Páscoa. Enquanto fui Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba, no Bairro Nova Piracicaba, compus a seguinte oração à Nossa Senhora dos Prazeres, hoje rezada em quase todas as paróquias a ela dedicadas em nosso Brasil:
Nossa Senhora dos Prazeres, nossa mãe querida, lembrando-nos de vossas grandes alegrias: a Anunciação do Senhor, a Visita à vossa prima Santa Isabel, o Nascimento do Menino Deus, a Adoração dos Magos ao vosso divino Filho, o Encontro de Jesus no Templo, a Ressurreição de Cristo e a vossa gloriosa Assunção, queremos pedir vossa intercessão por nós e pelas nossas famílias junto a Deus. Que Ele nos livre das doenças e dos perigos, do desemprego e da desunião.
Nossa Senhora dos Prazeres, ajudai-nos a sermos bons seguidores de vosso adorado Filho, lendo e refletindo a Bíblia Sagrada, alimentando-nos de Jesus na Eucaristia e participando ativamente de nossa Comunidade. Queremos viver o mandamento do amor para com todos e caminhar em nossa vida dentro da justiça, colaborando para a construção da paz e da fraternidade. Amém.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?