Marcel Capretz

O Grêmio e a nossa mediocridade

22/12/2017

O Grêmio e a nossa mediocridade

marcel-capretz

ARTIGO | Se quisermos nos enganar podemos falar que o Grêmio foi valente diante do Real Madrid. Que lutou com as armas que tinha, que perdeu “só” de um a zero, que Cristiano Ronaldo não jogou nada e que só marcou um gol porque a barreira abriu, que Luan sentiu o jogo, etc, etc…podemos tentar simplificar e justificar o que é complexo, sistêmico e tende a piorar cada vez mais: o futebol brasileiro está na segunda divisão mundial, caindo para a terceira.

Jogamos por aqui praticamente uma outra modalidade do que joga a nata dos clubes europeus. Entenda que sei dividir as equipes gigantescas e endinheiradas dos times “comuns”. Por exemplo, se o Grêmio jogasse o Campeonato Espanhol ele ficaria em sexto ou sétimo. Mas se jogasse a Champions tomaria banhos de bola como tomou na decisão contra o Real. Nos últimos quatro mundiais que disputaram, os times brasileiros em duas vezes pararam nas semifinais – Inter 2010 e Atlético-MG 2013. O Grêmio sofreu diante do Pachuca. Essa é a nossa realidade – Pachuca, Mazembe, Raja Casablanca…

A questão não é só financeira. É de ideias de futebol, conceitos de jogo, comportamentos, intensidade, formação, enfim, é tudo!!!

Sabe por que Luan não conseguiu jogar? Porque ele pegava na bola e o Real tinha pelo menos dois jogadores marcando intensamente o portador da bola, outros fechando as linhas de passe, tudo dentro de uma compactação absurda. Geromel, Kanneman e Marcelo Grohe apareceram muito porque o Real ofensivamente além de grandes talentos tem troca de posição, infiltração, profundidade e amplitude. O ataque é organizado, coordenado e coletivamente a equipe tem o mesmo padrão de resposta para as situações que se apresentam dentro do jogo.

Eu torci para o Grêmio. De verdade. Meu lado torcedor queria o pobre futebol brasileiro vencendo o milionário Real. Mas o meu lado crítico ficou de certa forma envergonhado. Até resignado, conformado com a gigantesca e humilhante superioridade do Real. Não precisamos perder de 7 a 1 para entendermos o nosso atual estágio no cenário mundial: anos luz atrás de um gigante europeu.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?