Opinião

O maravilhoso cérebro humano 3

Por Leondenis Vendramim - Professor de Filosofia, Ética e História

O biólogo Dr. Roberto Azevedo escreveu: “O cérebro é uma obra monumental, espetacular e prodigiosa. Foi o produto de um projeto inteligente, de um Criador notável, um Artista completo, além de engenheiro e arquiteto inigualável.” Genoma, p. 5.
O cérebro pesa mais ou menos 1300 g, e esconde em seus sulcos 90% de seu comprimento. O homem adulto possui mais de 3 trilhões de células das quais 100 bilhões são (células nervosas chamadas neurônios. Cada neurônio é ligado a mais de 10.000 outros neurônios por meio de prolongamentos chamados sinapses. Entre esses sinapses há uma proteína formada por mais de 100 substâncias químicas sintetizadas pelos próprios neurônios. Os órgãos do sentido (visão, olfato, tato, audição e paladar) recebem informações do meio ambiente e pelo relacionamento com outros seres, e por meio dos nervos, passam a mensagem aos neurônios. Essas informações vão pelas sinapses, uma verdadeira rede elétrica e telegráfica, saltando num vazio, através da proteína até chegar à parte exata do cérebro. Este, processa as mensagens, grava-as, e transmite orientações aos devidos órgãos. E então, esses órgãos, sob o comando do cérebro, executam as ordens. Cada parte do cérebro é responsável por determinadas ações: sistema límbico (emoções) o lobo parietal (frio e calor), e assim por diante. É impressionante que os neurônios conduzem a mensagem exatamente para as determinadas regiões que fazem aquela devida função, embora as sinapses formem um emaranhado de fios. Não há curto circuito, nem erro.
Os neurônios são os fabricantes dos pensamentos e eles os formam de acordo com as informações recebidas pelos órgãos do sentido. Assim aquilo que vemos, ouvimos, cheiramos, degustamos ou sentimos pelo tato formam nossos pensamentos.
Os pensamentos geram as ações. Quando alguém pensa que está chupando uma fatia de limão, o cérebro ordena e as glândulas salivares produzem e enchem a boca com saliva a fim de neutralizar o ácido do limão para proteger o organismo. Ao ler algo sobre erotismo ou assistir cenas violentas gera o pensamento e há uma reação dos órgãos correspondentes. Ao ler o Evangelho a respeito do amor e bondade de Jesus, os pensamentos levam a uma ação mais benigna e fraterna. A repetição das ações forma o hábito, e o conjunto dos hábitos, o caráter. Assim, caráter é o conjunto de hábitos bons e maus. O sábio Salomão disse: “Como o homem pensou em seu coração, assim ele é,” Prov 23:7 “Guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida” 4:23. E Jesus: “… como podeis falar coisas boas sendo maus? A boca fala do que o coração está cheio” Mt 12:34. Quão importante é que se forneçam às crianças boas leituras, bons filmes, e acima de tudo bons exemplos. Os cientistas descobriram que o pensamento é a base da formação do caráter, a fonte de esgotamento físico, mental e do estresse. “O pensar que se está doente, tornará a pessoa enferma. Assim acontece com o desânimo, se pensarmos que temos possibilidade de vencer e com otimismo enfrentarmos os problemas, teremos disposição e mais ‘fibra’ para vencermos” Mente. Caráter e Personalidade, 575. Ellen G. White.
“A mente rege o homem todo. Todas as nossas ações, boas ou más, originam-se na mente. Todos os órgãos físicos são servos da mente” Idem, 497. Pensamentos pessimistas e mau humor levam ao mau funcionamento do fígado, úlceras e às derrotas. As palavras são mais do que um indício do caráter, tem o poder de reagir sobre o próprio caráter. Os homens são influenciados pelas suas próprias palavras, pelas expressões de ciúmes, ira, de maledicência, ou de amor e bondade.
O pensamento deve ser educado desde cedo. São Paulo diz: “… transformai-vos pela renovação da vossa mente… Ro 12:2 “Pensai nas coisas que são do alto e não nas que são da Terra” Col 3:2. “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, respeitável, tudo o que é puro, tudo o que é amável e tenha boa fama e louvor, seja isto o que ocupe o vosso pensamento”. Fil 4:8 Seja sábio e otimista.
Entre em contato com o autor:
[email protected] ou
[email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?