Opinião

O que fazer em Fortaleza

13/10/2014

O que fazer em Fortaleza

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Artigo | Por Aline Pinheiro*

Fortaleza, capital do Ceará, é um dos destinos preferidos pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Nos últimos anos, tem havido um crescimento notável no número de visitantes.

A comida típica do Ceará é uma deliciosa mistura de produtos da terra e frutos do mar; Fortaleza, uma cidade cada vez mais cosmopolita, oferece uma variada rede de restaurantes, com diversos tipos de cozinha brasileira e internacional.

Os banhistas preferem a Praia do Futuro, que tem águas límpidas e ondas fortes; as praias do Meireles e Mucuripe são ótimas para caminhadas, pois têm calçadas largas, ladeadas por barracas à beira–mar, lojas e serviços diversos; à noite, o local preferido é Iracema e sua famosa boemia.
Fortaleza é um excelente local para comprar artesanato, artistas talentosos produzem diversos tipos de artesanato (madeira, cerâmica, tecidos), de alta qualidade, e vendem por preços relativamente baixos, quando comparados aos preços do Sul do Brasil. Há diversos locais para compra de artesanato, mas os dois mais conhecidos, por agregarem maior número de lojas (ou barracas) e oferecerem mais produtos, são o Mercado Central de Artesanato e a Feirinha da Beira-Mar.

Não deixe de visitar A Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Lá é onde a história de Fortaleza começou. Tem um pequeno museu dentro da Fortaleza, dedicado ao General Antonio de Sampaio, um Cearense que morreu heroicamente na Guerra do Paraguai. O General foi enterrado na Fortaleza, e alguns dos seus pertences pessoais (incluindo uniformes, espadas e pistolas) estão em exposição.

O forte situa-se a poucos metros de distância da Catedral de Fortaleza e do Mercado Central de Artesanato.

Fora de Fortaleza, o Ceará conta também com praias paradisíacas, como as mundialmente famosas: Canoa Quebrada e Jericoacoara. Nessas praias, o principal atrativo é a beleza preservada das praias e paisagens. Embora a infraestrutura turística não seja tão desenvolvida quanto da capital.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?