Opinião

O que fazer em Varginha?

05/06/2015

O que fazer em Varginha?

Nave Espacial de Varginha (Foto: João Farias/Creative Commons)
Nave Espacial de Varginha (Foto: João Farias/Creative Commons)

Artigo | Por Aline Pinheiro*

A cidade do Sul de Minas ganhou fama depois que o boato relativo à aparição de um ET se espalhou pelo país. Desde então, Varginha se tornou a capital da ufologia, com direito a ruas e praças ornamentadas com estátuas de alienígenas e réplicas de naves espaciais. A economia da cidade gira em torno da produção de leite e da cafeicultura.

É uma cidade excelente para passar o final de semana descansando, comendo bem e conhecendo mais sobre ufologia.

Honrando a fama concedida pela hipótese do aparecimento de extraterrestres na cidade, em 1996, Varginha possui algumas atrações que fazem referência ao fato. Um dos mais visitados é a Nave Espacial de Varginha, ou do ET, que consiste em um reservatório no formato do transporte espacial alocado na Praça Rio Branco.

Com 20 metros de altura, o monumento construído em 2001 conta com uma belíssima iluminação com jogos de cores e atrai a atenção dos turistas que visitam a cidade.

Lá você deve conhecer o Museu Municipal de Varginha. Seus dois pavimentos foram construídos em estilo neoclássico aliado a um estilo eclético, com um amplo salão na parte central do andar térreo sustentado por belas colunas.

O município de Varginha é privilegiado por possuir parte de seu território banhado pelo Lago de Furnas. Logo, podemos encontrar estruturas turísticas de qualidade para serem usufruídas na região, como marinas, restaurantes e hotéis. Centenas de lanchas são mantidas e armazenadas nestes estabelecimentos, gerando um fluxo de turistas que se deslocam em busca de momentos agradáveis junto ao lago, movimentando toda a região aos finais de semana e feriados.

O Parque Novo Horizonte é um centro de lazer para as famílias passarem fins de semana agradáveis, com local para churrasco, pescaria e passeios de pedalinhos pelo lago, enquanto as crianças se divertem no parquinho. Existem, também, trilhas para passeio ecológico.

Além de toda a beleza natural do parque, talvez a cena mais bela é aquela que permite visualizar a família reunida. No parque existem equipamentos para exercícios físicos disponibilizados para a população, além de contar também com a orientação de um profissional para a correta aplicação dos exercícios.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?