Opinião

Cinco problemas que podem perturbar o sono

02/12/2015

Cinco problemas que podem perturbar o sono

Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)
Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)

Artigo | Por Shigueo Yonekura

Na hora de dormir, é preciso ficar atento aos hábitos que podem atrapalhar o descanso. A dificuldade em adormecer ou manter o sono pode estar relacionado a cinco problemas que ocorrem com frequência na vida das famílias brasileiras.

A rotina irregular, o ruído, o estresse, a alimentação incorreta e a temperatura inadequada são grandes vilões para uma boa noite de sono.

Em alguns casos, a mudança de hábitos contribuiu para uma noite reparadora.

Ruídos

O quarto ideal para o sono deve ser silencioso e totalmente escuro. Quando a pessoa começa a adormecer o cérebro ainda está ativo e o ruído pode atrapalhar. Ao entrar no sono leve, uma área do cérebro começa a bloquear o fluxo de informações, mas ainda deixa passar ruídos, que podem levar ao despertar.

Já a produção de melatonina (hormônio do sono) depende da pessoa estar em um ambiente escuro para sua produção. A melatonina é responsável por regular nosso relógio biológico, além de ser eficaz contra uma série de enfermidades. A melatonina ajuda a emagrecer, protege contra os danos causados pelo acidente vascular cerebral, auxilia no controle da hipertensão e da diabetes e reduz as crises de enxaqueca.

Portanto, fechar as cortinas para bloquear totalmente a entrada de luz do sol e evitar ruídos na hora de dormir ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Rotina irregular

A irregularidade dos horários de deitar e levantar também pode interferir no sono e no dia-a-dia. É sempre bom criar uma rotina, principalmente para crianças.

Procure manter um horário regular para dormir e despertar com o objetivo de educar o seu metabolismo.

Temperatura inadequada

O ambiente muito quente ou frio pode interferir na qualidade do sono. Quando dormimos a nossa temperatura corpórea cai naturalmente para 1 grau a menos e com o clima mais frio conseguimos manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Já no calor, fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa.

Mas é preciso lembrar que a pessoa precisa estar coberta no frio para não perder muito o calor do corpo e despertar. Temperatura abaixo de 17 graus e calor acima de 27 graus causa perturbações no sono.

A temperatura ideal do quarto para dormir deve estar em torno de 22°C, mas o conforto térmico varia de pessoa para pessoa.

Alimentação pesada e bebidas estimulantes

O consumo de alimentos pesados e bebidas que agem como estimulantes interferem na qualidade do sono.

A bebida alcoólica pode até favorecer o início do sono, mas o descanso será de baixa qualidade.  Portanto,
seu consumo à noite deve ser evitado.

Assim como bebidas estimulantes, como café, chá preto e mate, guaraná e refrigerantes à base de cola. O ideal é não ingerir essas bebidas até quatro horas antes de dormir.

Durante o sono, o funcionamento de vários órgãos é alterado, o metabolismo fica mais lento. A recomendação é fazer uma refeição mais leve no jantar, evitar alimentos gordurosos. Não precisa cortar jantar, já que o corpo também queima calorias durante o sono e precisa de nutrientes para manter as funções vitais à noite. O ideal é jantar cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama.

Estresse

Com a correria do dia a dia, onde são realizadas várias tarefas ao mesmo tempo, fica difícil relaxar e desligar dos problemas para ter uma boa noite de sono. Além disso, à noite, as pessoas estão cada vez mais conectadas e usam com frequência aparelhos eletrônicos, o que pode interferir na qualidade do sono e prejudicar a rotina no dia seguinte, especialmente a longo prazo.

A pessoa estressada fica com dificuldades para pegar no sono ou pode ter microdespertares durante a noite sem perceber. Isso faz com que a pessoa não tenha um sono reparador. A recomendação é fazer atividades que proporcionam prazer e envolvem relaxamento antes de dormir. A medida pode ajudar a acalmar.

Mais dicas sobre sono você encontra no site www.institutodosono.com.br.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?