Opinião

Os jovens e a igreja católica

Quando o ser humano conseguiu grande desenvolvimento nos vários setores da vida terrestre, poderia parecer que ele, em sua totalidade, voltaria seus ideais para as realidades materiais, esquecendo-se de Deus. Verifica-se, no entanto, que, justamente nesta época, mais do que nunca, há uma grande procura desse mesmo Deus, notadamente na juventude. Como exemplo, a Jornada Mundial da Juventude, que está se realizando nestes dias em Madri, na Espanha, com a participação de mais de um milhão de jovens do mundo inteiro, dos quais mais de quinze mil brasileiros.
Os jovens procuram conhecer melhor uma saída espiritual para suas dúvidas e ansiedades, buscando as Sagradas Escrituras, as religiões, a Igreja Católica. Os jovens sentem, em maior proporção, que sem Deus sua vida torna-se vazia e não corresponde à missão de deixar um mundo melhor para os pósteros. A juventude deseja participar da vida social, tendo um lugar ativo na sociedade. Não pretende ficar inerte. Quer ter responsabilidade. Não deseja apenas receber passivamente o fruto do trabalho alheio, mas quer dar do seu esforço, participando assim da sua própria formação.
Os jovens querem ser “os primeiros e imediatos apóstolos da juventude”, como disse o Concílio Vaticano II no decreto sobre o trabalho dos leigos. Para isso, os jovens desejam saber da Igreja Católica o sentido e a finalidade da vida; o que é o bem e o pecado; donde provém o sofrimento e para que serve; qual o caminho para alcançar a verdadeira felicidade; o que é a morte e o juízo; qual o mistério que envolve nossa existência; e tudo isso com palavras simples e claras. Por isso, os agentes de pastoral que trabalham com os jovens devem ter claro essas tentativas de respostas
A juventude anseia pela verdade e espera encontrá-la na Igreja, a quem pede que lhe ajude a resolver seus problemas, dando-lhe convicção naquilo que lhe ensina. Os jovens querem encontrar na Igreja a mãe que os anima, exorta e dirige, a fim de que possam levar a todos o amor e a coragem, provenientes do Evangelho de Jesus Cristo. Também nas celebrações da Igreja Católica, os jovens desejam participar ativamente, e com todo o coração, manifestando à sua maneira o seu louvor a Deus, mesmo se com muito barulho, mas carregados de alegria e esperança.
A juventude é o tempo em que se faz os planos do futuro que, na medida da maior união com Deus, se tornam difíceis de desabá-los. Tal o valor da presença de Deus na juventude que sente mais necessidade das luzes e bênçãos do Pai, livrando-os das drogas, da promiscuidade, da falta de opção de estudo e de trabalho, do egoísmo e do individualismo. Compreender os jovens é missão de todos na Igreja Católica. Nossos Bispos, em Puebla, no México, em 1979, fizeram uma opção preferencial pelos jovens, que precisam ter vez e voz também dentro de nossas comunidades.

Pe. Antônio Carlos D’Elboux – Pároco de Rafard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?